Sarapatel e angu servindo 40 pessoas
Em resposta a nossa leitora Wania
Boa tarde!
Vou realizar um almoço para 40 pessoas com sarapatel e angú.
Quanto que eu uso de cada ingrediente para o sarapatel e para o angú?
Agradeço antecipadamente
Ingredientes
Modo de fazer
1-Comece por higienizar os miúdos: enxague rapidamente os miúdos e o sangue sob água corrente. Depois coloque-os numa vasilha grande, esprema o suco de 4 limões diretamente sobre os miúdos e cubra com água. Lave nessa água com suco de limão até os miúdos ficarem limpos e sem cheiro forte.
Dica: os miúdos de porco para sarapatel geralmente incluem fígado, coração e rins suínos, para além do sangue coalhado. A fressura de porco, por sua vez, inclui os pulmões, coração e cano.
2-Escorra, pique tudo em pedaços uniformes e coloque numa panela. Cubra com água filtrada e leve ao fogo médio, deixando ferver . Escorra e reserve.
Dica: se quiser, descarte os pedaços de sarapatel que contêm ossos e cartilagem.
3-Em seguida pique finamente as cebolas, os tomates, os pimentões sem as sementes, os dentes de alho, o maço de hortelã, os coentros e a cebolinha. Misture esse tempero com os miúdos e o sangue, sem levar ao fogo ainda. Acrescente também as folhas de louro, as pimentas-de-cheiro inteiras, a pimenta do reino e o cominho e misture tudo muito bem. Reserve para pegar o gosto.
4-O passo seguinte do sarapatel nordestino é levar ao fogo médio uma panela grande e fritar o toucinho ou bacon picado na própria gordura. Quando libertar gordura suficiente, adicione 1 cebola picadinha e refogue junto, até dourar levemente.
Dica: se o toucinho tiver pouca gordura, adicione 2-3 colheres de sopa de banha o de óleo vegetal para ajudar a fritar.
5-Adicione os miúdos temperados no preparo anterior e também o suco dos restantes 2 limões. Mexa para misturar tudo e deixe cozinhar desse jeito por uns 10 minutos, mexendo de vez em quando, para apurar os sabores.
Dica: nesse passo você pode adicionar outros temperos da sua preferência, como açafrão, páprica, entre outros.
6-Em seguida adicione água, de modo a conseguir um caldinho de sarapatel. Tampe, deixe cozinhar por mais 10-20 minutos e desligue o fogo. No final, prove e acerte o sabor com sal e pimenta a gosto.
Dica: a consistência do caldo de sarapatel depende da sua preferência. Se quiser um caldo mais espesso, deixe o sarapatel cozinhar no fogo por mais tempo, até o caldo reduzir.
O sarapatel é uma receita muito completa e nutritiva, pelo que dispensa acompanhamentos muito caprichados. Como referimos acima, o sarapatel é um prato de origem portuguesa, por isso aqui mostramos para você as sugestões de acompanhamento para sarapatel de acordo com ambos os países:
- Em Portugal o jeito de servir sarapatel é forrando o fundo de um prato ou de uma tigela de sopa com pão fatiado, colocar sobre ele o sarapatel e decorar com folhas de hortelã ou cebolinha e rodelas de laranja.
- No Brasil é habituar servir sarapatel decorado com toucinho frito, com uma porção de vinagre farinha ou farofa de alho , por exemplo, e arroz.
Receita de Angu
- 32 colheres (sopa) de fubá mimoso
- 1,2 l de água para misturar o fubá
- 3.2 l de água para ferver
Modo de fazer
- Inicie colocando os quatrocentos ml de água em uma panela preferencialmente com o corpo mais alto e ferva a mesma.
- O corpo da panela deve ser mais alto senão vai espirar na hora de incorporar os ingredientes.
- Em uma vasilha pequena coloque cento e cinquenta ml de água e despeje na mesma as quatro colheres de fubá. Misture e deixe a parte.
- Quando a água estiver fervendo, adicione o fubá já incorporado com os cento e cinquenta ml de água e misture tudo por cerca de três a cinco minutos e tampe a panela.
- É importante notar que a incorporação dos ingredientes vai engrossar e ficar um mingau. Se ficar muito grosso, coloque mais um pouco de água, mas não muito.
- Uma vez ou outra mexa o angu para que não queime e todo corpo do alimento seja cozido por completo.
- O angu deve ser preparado com colher de pau.
- Para saber se o angu esta pronto basta observar a panela. Se nas bordas se o mesmo estiver desprendendo esta pronto.
- Para finalizar, coloque o angu em um prato fundo e tampe com outro prato por cima. Destampe de dez em dez minutos para tirar o suor que fica no prato de cima.
- Deve ser feito isto pelo menos três vezes para que o angu não fique enxarcado de água.
- Após esfriar um pouco sirva.
Veja também :
Fonte https://www.tudoreceitas.com/
https://www.tudogostoso.com.br/