Quantidades para organizar seu evento

Quantidades para organizar seu evento
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Quantidades para organizar seu evento.

Segredinho da vovó se você for fazer:

Lanche da Tarde:
É um evento informal realizado no final de tarde. Opte pelo serviço à americana (mais conhecido como buffet), onde os próprios convidados se servem. Pensando nisso, organize o ambiente que ficarão as comidas e bebidas, de modo que ajude na circulação.
Siga uma ordem de arrumação, para os convidados se servirem com mais facilidade. Deixe os pratos em uma extremidade da mesa e os talheres e guardanapos na outra.
Sirva as bebidas em outro local (como um aparador, por exemplo), assim não fica um aglomerado de pessoas em um mesmo lugar.
Não preencha as travessas com muita comida, para não dificultar na hora de se servir.
Se o local do evento não dispor de mesas para os convidados, providencie mesinhas de apoio.

Para esse tipo de festinha você pode preparar:

  • sanduíches de sua preferência em pão-de-forma branco e preto (tire a casca) e depois corte em quatro para ficarem pequenos e charmosos,
  • patês variados (queijo, tomate seco, berinjela), requeijão,
  • geléias,
  • tábua de frios,
  • sanduiches em metro,
  • minisanduíches,
  • canapés,
  • salgadinhos, mas prefira os assados, pois são de mais facil digestão pela futura Mamy,
  • Mini tortas.

Para adoçar a festa:

  • docinhos miúdos,
  • doces de copinhos como brigadeiro de colher, mousses
  • bolo de cenoura e laranja (cortados em quadradinhos e colocados em bandeijas)
  • cupcakes coloridos com toppers (pequenas plaquinhas decoradas no topo de cada bolinho).

Bebidas:

  • água mineral,
  • água quente e várias opções de chás, no verão pode optar por chás gelados,
  • água aromatizada,
  • café,
  • chocolate (quente no inverno e frio no verão),
  • duas opções de sucos,
  • refrigerantes normal e diet.
  • Obs.: Nada impede de servir um espumante para comemorar.

Não se esqueça de identificar os alimentos, para ajudar seus convidados na escolha.

Para calcular a quantidade do que servir:

  • Tortas – 1 torta de 22cm serve até 10 pessoas (se tiver mais de 1 sabor,a quantidade de cada sabor deve ser suficiente para servir a metade do número de convidados)
  • Sanduíche de metro – 1 para cada 6 pessoas
  • Salgadinhos – 4 a 6 por pessoa (com outros salgados sendo servidos)
  • Mini sanduíches – 3 por pessoa (com outros salgados sendo servidos)
  • Bolo – 100g por pessoa
  • Docinhos – 6 a 8 por pessoa
  • Bem-nascidos – 1,5 por pessoa
  • Cupcakes – 1 por pessoa (pode ser substituto do bolo)
  • Refrigerante – 400ml por pessoa
  • Sucos – 400 ml por pessoa
  • Água mineral – 200ml por pessoa

Esse calculo ajuda ter uma base, mas tudo depende do perfil dos convidados (tem uns que comem mais, outros menos). Lembre-se que o chá de bebê é um evento pequeno e de curta duração, então calcule um pouco a mais, sobrar é melhor do que faltar. Calcule sempre 10% a mais pois vai que algum convidado leve alguém, é preciso estar preparada!

Churrasco

Para calcular a quantidade de carne a ser comprada atente-se para os petiscos e acompanhamentos que fará para o churrasco. Recomenda-se calcular de 400 a 600 gramas de carne para adultos e 300 gramas para cada criança.
Os acompanhamentos de um bom churrasco:
– Vinagrete
O vinagrete é bem versátil pois acompanha a carne, funciona como molho para a salada, combina com a linguiça bem assada e até serve como recheio do pãozinho francês.
– Farofa
Você pode apostar em uma farofa simples, com manteiga e cebola, ou numa mais elaborada!
– Saladas
Oferecer três tipos de salada já é suficiente, podendo ser um mix de folhas verdes. Para encrementar  a salada você pode combinar legumes cozidos e crus, mesclando até com alguns em conserva. Se tiver bastante espaço você pode montar um bufet de saladas com molhos diversos!
Aaaah…não pode faltar a famosa salada de Batata – digo, Maionese – que também possui suas variações: com macarrão ou arroz.
– Pratos quentes
Se houver crianças e dependendo do horário da festa você pode incluir o arroz e alguns petiscos como pastelzinho, mandioca frita e polenta.
Tudo dependerá da estrutura que será colocada à disposição

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Brunch:
Se você quer um horário alternativo para a sua festa e necessita de um tempo para descansar  e se organizar depois da festa o Brunch é o mais indicado, ele acontece num horário alternativo por volta de 10h30, 11h.
O cardápio desse evento inclui itens de café-da-manhã, como pães, frios, frutas, bolos sequinhos (laranja, limão, fubá, formigueiro, aipim) e cupcakes, e itens de almoço, como tortas salgadas e saladas.
Antes de montar o cardápio observe se haverão mesas suficientes para todos os convidados, caso não tenha opte por um cardápio que não necessite de uso de faca.

Sugestão do que servir:

  • 03 tipos de pães salgados,
  • 01 tipo de pão doce,
  • torradas,
  • biscoitos amanteigados,
  • 03 tipos de frios, ex.: presunto, peito de peru e salame
  • 02 tipos de queijos, ex: mussarela e queijo branco,
  • 02 tipos de bolos simples,
  • frutas frescas (se preferir, salada de fruta),
  • salgadinhos assados,
  • dois tipos de tortas salgadas,
  • sanduíche de metro ou uma massa
  • salada verde.

Não se esqueça:

  • Açúcar,
  • adoçante,
  • geleias,
  • mel,
  • requeijão,
  • manteiga (ter margarina light também é uma boa, sempre tem alguém de dieta),
  • patês
  • tempero para saladas.

Bebidas:

  • Café,
  • 02 tipos de sucos de frutas (laranja e outro sabor),
  • refrigerante,
  • vinho branco,
  • espumante,
  • licor
  • água mineral.

Cálculo das quantidades do que servir no brunch:
Essa é uma estimativa média de consumo por pessoa, mas tudo dependerá do perfil do seus convidados. Lembre-se: homens comem mais que mulheres; no inverno as pessoas tendem a comer mais que no verão; e o consumo de bebida é maior no verão.

  • 600ml de refrigerante
  • 400ml de suco
  • 200ml de água mineral
  • 50ml de café
  • 1 garrafa de licor para cada 10 pessoas
  • 1 garrafa de vinho branco ou espumante para cada 2 pessoas
  • 1 garrafa de espumante para cada 8 pessoas (se for servir somente para brindar)
  • 200g de massa ou 1 sanduíche de metro para cada 6 pessoas
  • 1 torta de 22cm serve até 10 pessoas (a quantidade de cada sabor deve ser suficiente para servir a metade do número de convidados)
  • 4 a 6 salgadinhos assados
  • 30g de salada verde
  • 50g de pães diversos
  • 25g de pães doces
  • 3 unidades torradas
  • 3 unidades de biscoitos
  • 1 fatia de bolo simples
  • 45g de frios e queijos
  • 25g de patê
  • 1 sachê de manteiga
  • 1 sachê de mel
  • 1 sachê de geleia
  • 2 sachês de requeijão
  • 100g de salada de frutas ou 120g de frutas frescas

Se for montar uma mesa de doces calcule:

  • 100g de bolo
  • 6 a 8 docinhos
  • 1,5 bem-vividos
  • 1 cupcake (pode substituir o bolo)

Pense em pelo menos 10% a mais do número de convidados para o calculo de comida e “acessórios” (pratos, talheres, copos, etc.).
Não se esqueça também das louças de servir. Pense no cardápio para ver o número de travessas necessárias.

Em agradecimento pela boa vontade dos convidados, uma sugestão é montar uma cesta de vime com um vinho, chocolate, um queijo, torradas e castanhas ou amendoim para sortear no final do evento entre os presentes.

No dia do evento
Não esqueça de colocar as bebidas para gelar – Coloque as latinhas ou garrafas em um recipiente (balde, bacia, tanque) e cubra as cervejas com o gelo. Coloque cerca de 100 ml de álcool e sal refinado junto com o gelo (um truque para gelar mais rápido). Não esqueça também sucos, refrigerantes e água mineral.

     

 

Fonte http://www.mamyantenada.com/

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Andrea Beatriz

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