Trabalhe com uma lista de convidados adequada à capacidade do espaço. Se não houver espaço para todas as pessoas, a sugestão é convidar os avós, tios, padrinhos e os amigos da escola. Se é preciso reduzir ainda mais a quantidade de pessoas, pense em enviar bolo, brigadeiros e pães de queijo para a comemoração com toda a turma na escola e oferecer a festa em casa apenas para os meninos ou só para as meninas, escolhendo um tema que ajude no envolvimento deles com a festa, por exemplo: “tarde das princesas” ou “tarde radical”.
Se as crianças já tiverem alguma autonomia, a dica é criar oficinas de trabalhos manuais com supervisão de um adulto, que pode ser da família ou mesmo alguém contratado para acompanhar as atividades. “Dessa forma, você garante o entretenimento da criançada e economiza também na lembrancinha, já que cada um levará para casa a sua própria produção. Para as meninas, sugerimos oficinas de pulseiras que podem ser feitas com fios de silicone e pedras de plástico, ou de cupcakes, que podem ser decorados por elas mesmas e colocados em caixas para levarem de lembrancinha”, ensina Fábio.
Já para os meninos, dá para trabalhar com pinturas em tela ou mesmo em peças de MDF como aviões, carros e caminhões. “Para isso você vai precisar de pincéis pequenos, tinta guache e a tela branca ou peça em MDF de sua preferência”, diz o profissional. Uma oficina de pipas, também é entretenimento garantido para os meninos e você só precisará de linha, vareta de bambu, cola, tesoura e folhas de seda coloridas.
A escolha do tema
É o primeiro passo da festa, mas algo sempre muito pessoal. “Geralmente se for de algum personagem que a criança goste, ela vai ter ao menos um boneco, então dá para usar os brinquedos na mesa do parabéns, por exemplo”, sugere Roberta.
De maneira geral, os temas como “Piquenique”, “Jardim” e “Pipas” permitem a mistura total de cores, sem muito critério. Assim, além de você ampliar as chances de reutilizar muitas coisas das quais você já tem em casa (ou na casa dos seus pais e amigos), a decoração valorizará ainda mais as suas fotos. (veja mais dicas na lista abaixo).
Se você optar por temas simples como Pato, por exemplo, pense em tudo relacionado ao assunto e anote suas ideias: as cores amarelo e laranja, o pato de borracha, o pato de pelúcia, cofrinho de pato, mini banheira, água azul, aquários e elementos da música “O pato pateta” como: panela, galinha, o poço, a tigela. À medida que você e as outras pessoas se envolvem com o tema da festa, começam a enxergar diversas oportunidades por onde passam.
Gastos
Pequenos objetos decorativos nos demais ambientes também podem valorizar sua festa em casa, mas se você tiver que investir em algo, concentre sua energia e orçamento na mesa do parabéns pois ela dará o tom da festa e será a principal lembrança que as suas fotos registrarão.
Você pode colocar a mesa na frente de uma cortina e abusar de papéis para fazer o fundo. “Dá para fazer varal com o nome da criança, recortar corações, círculos, estrelas, fazer barquinho de papel. Aí vai do seu gosto e do tema escolhido”, orienta Roberta.
Organização
Seja qual for a sua situação, o processo de criação da festa deve começar com antecedência. Converse com amigos, pesquisa fotos na Internet e faça um arquivo com tudo o que você gostaria que tivesse em sua festa. Muitas coisas são fáceis de fazer ou mesmo adquirir por um preço justo através de lojas virtuais.
Fábio sugere que se desenhe a mesa do parabéns em um papel, da maneira que você a imagina. “Defina o que terá nela: bolo, bandejas de doces, balas, biscoitos, bebidas, artigos decorativos. Tudo para que você possa se planejar quanto ao tempo precisará e o que terá na sua lista de compras”, diz.
Área externa
Pense também nas mesas dos convidados e áreas externas. Cataventos e porta bexigas são ótimos para jardins pois ajudam a dar volume e vida a ambientes grandes sem gastar muito. O profissional diz que flores e folhagens também são opções baratas que trazem vida à mesa e valorizam as cores do tema escolhido.
“Para meninas, invista nas margaridas, astromélias, lírios e lisiantos pois geralmente fazem volume, dão leveza e possuem cores vibrantes, e para meninos, você pode utilizar girassóis, samambaias, avencas, heras, dinheiro em penca, cactos, suculentas, folhagens verdes simples e pimenteiras. Todas essas opções podem ser colocadas dentro de caixas de madeira que você encontra gratuitamente na feira. As mais bonitas e resistentes podem ser compradas por até R$ 10 cada. Tudo isso é muito fácil de encontrar e possui um custo bastante acessível”, opina.
Ainda para as mesas, latas de leite vazias são ótimas para colocar os arranjos de flores. Na mesa dos convidados dá pra usar latas de leite condensado. “Basta forrar com tecido e colocar florzinha. Fica lindo”, diz Roberta.
Cardápio
Para a alimentação e bebidas, você pode investir em um cardápio simples: sanduíches de pão de forma cortado em triângulos e quadrados, pipoca salgada e doce, milho cozido e pão de queijo que podem ser servidos em copinhos descartáveis de papel colorido, gelatina, confeitos de chocolate, espetinho de frutas, sucos entre outros.
Para fazer as gelatinas você pode seguir a receita e servir em copinhos ou então acrescentar mais um sache de gelatina sem sabor e, depois de pronta, você poderá cortá-las em cubos e servir como balinhas. Isso faz o maior sucesso com crianças e adultos!
Algumas Sugestões
1) Arranjo de flores naturais: Flores sempre enriquecem a mesa e ajudam a deixar a decoração ainda mais fofa. Pode ser um arranjo em vaso ou flores plantadas colocadas em cachepôs diferenciados. Cada festa pede um tipo de material e é importante respeitar isso para não misturar muito e ficar feio.