Roteiro para festa de 60 anos
Em resposta a nossa leitora Herica
Gostaria muito de um modelo de roteiro para aniversário de 60 anos da minha mãe.
Como preparar a comemoração de 60 anos .
Elaborando a lista de convidados
Este passo do planejamento do seu evento é fundamental antes de se decidir pelo local. Afinal, primeiro você precisa saber quantas pessoas convidará para avaliar a capacidade que o lugar onde será a sua festa precisará ter.
Quem você gostaria de ter por perto neste momento especial? Você pode aproveitar o apelo clássico dos 60 anos e pensar em uma comemoração mais intimista, convidando apenas seus familiares e amigos mais próximos!
Que tal aproveitar o número da idade e ter exatamente 60 convidados em sua casa? Se você conhece muitas pessoas, uma alternativa é elaborar uma lista nos moldes “lista de reserva”, em ordem de importância. Assim, após as confirmações de presença, fica mais fácil saber quem convidar caso alguém não possa comparecer.
Escolhendo o lugar
Agora que já tem o número de convidados, você pode escolher o local onde será sua festa. Se optar por uma comemoração mais reservada, somente com pessoas mais íntimas, um jantar ou um brunch em casa pode ser a melhor opção.
Gosta da ideia de receber seus convidados em casa, mas não quer ter trabalho escolhendo cardápio, fazendo compras ou organizando a bagunça que fica após a festa?
Pense na possibilidade de ter um buff e se ocupe apenas com a diversão e a recepção de seus convidados, com seu toque e muito mais pessoalidade do que reservando um espaço em um restaurante, por exemplo. Essa dica também vale para a ideia dos exatos 60 convidados, inclusive se você optar por reservar um salão de festas.
Pense no seu conforto e no de seus convidados: uma festa maior pede o aluguel de um salão, um sítio ou buffet com espaço apropriado. O ideal é que você também possa contar com a ajuda de um profissional em produção e realização de eventos.
Decorando sua festa de 60 anos
Depois de se decidir pela quantidade de convidados e o local que será sua festa, que tal pensar a respeito da decoração?
Existem inúmeras possibilidades, inclusive temáticas, que podem ser originais e divertidas. Mesmo que você não se importe com valores, uma decoração única e sem um preço astronômico pode ser muito apreciada!
De volta à adolescência
Para decorar a festa desse aniversariante de acordo com sua adolescência, a inspiração virá dos anos 1980. Pense em todos os detalhes, desde o convite, que pode vir com dizeres como: “Máquina do tempo: voltando aos anos 80!”
Incentive os convidados a se vestirem no estilo da década, época auge de várias bandas de rock e pop. E, dentre os itens de decoração, invista em discos de vinil pendurados pela parede, fitas K7, pôsteres de bandas de Hard Rock e de filmes que foram sucesso nos anos 80. Além de brinquedos como mola maluca, cubo mágico e outros objetos que podem decorar sua comemoração.
Todos os seus convidados vão se divertir muitos relembrando os velhos tempos através desses itens!
Comida de boteco
Além de estar super na moda fazer festas estilo comida de boteco, é um tema que combina bastante com a idade de 50 anos, por relembrar uma fase mais boêmia da vida. Alguns organizadores incorporam o tema desde os convites, que podem ser em formato de bolacha de chope, por exemplo.
Decorar uma festa nesse estilo pode ser econômico e divertido, até mesmo dispensando a ajuda de profissionais. O que você precisará é investir em quadros irreverentes para pendurar pelo ambiente, garrafas de bebidas, toalhas de mesa em xadrez vichy, uma bela mesa de frios, deliciosos tira-gostos, servir a cerveja bem gelada .
Glamour
Se você é uma pessoa que gosta de algo mais clássico, esse é o melhor estilo de decoração para sua festa de 60 anos. Talvez seja uma decoração que saia um pouco mais cara, mas vai depender dos itens que escolher e se você fará uma boa pesquisa de preços.
Aqui o ideal é usar e abusar das flores e de toalhas de mesa em cores champanhe, pérola, rosa velho ou dourado. Além disso, uma boa ideia é espalhar velas pelo ambiente. Quando acesas, criam efeitos de luz belíssimos.
Caso você opte por alugar um salão, verifique se lugar possui cortinas em estilo e cores que combinem com sua decoração. Se for um buffet, o gerente ou proprietário lhe apresentará algumas opções de decoração. Você pode aprimorá-las, de acordo com seu desejo.
Contando um pouco da sua história
A festa de 60 anos é sua, por isso, ela deve contar um pouco da sua história. Para isso, você pode ter um mural com suas fotos mais marcantes ou espalhá-las pelo ambiente. Outra ideia é montar um clipe reunindo imagens que registram momentos felizes e importantes de sua vida e exibi-lo em algum momento da festa, para que todos possam lembrar de sua trajetória e também momentos de que fizeram parte!
A FESTA CERIMONIAL
1. Recepção dos convidados
a). A lista de convidados na entrada é um item que não pode ser esquecido.
-Para registrar o comparecimento dos convidados deixe na entrada da festa, um livro de mensagens e assinaturas como lembrança para a posteridade. Esse livro pode ser um caderno de capa dura bem decorada, seguindo o estilo escolhido para ocasião. Capas de tecido ou montagens com fotos também são motivos recorrentes para ilustrar a frente do acessório. Ou
Com um toque de modernidade, a aniversariante ainda pode optar por acrescentar à decoração da festa um grande pôster com foto sua vestida com traje anos 60, onde os amigos e familiares também tenham a oportunidade de escrever.
b).Pose para fotos.
Aproveite o início, quando a festa não começou, esta é a melhor hora. Além de ser um momento de cumprimentos é um tempo parado, e dá para se tirar as famosas fotos de poses que a família tanto gosta,
c) Indicar a mesa do convidado.
Música.
– A música de fundo pode ser apresentada por um tecladista/cantor que também esteja preparado para o repertório escolhido, ou alternativamente, um CD de com músicas alusivas à data, com repertório ao gosto da aniversariante. (Se for usar a alternativa, preferencialmente um CD, ou MP3, deve ser gravado e preparado antecipadamente com as músicas na mesma ordem dos acontecimentos para evitar atropelos de última hora).
2ª parte:
1 – Abertura do cerimonial.
a) Fala do cerimonialista/apresentador.
Aqui o texto pode ser montado com uma poesia ,ou a letra da música que a aniversariante mais goste.
Exemplo :
Senhoras e senhores, é com muita alegria que eu, apresento o cerimonial desta noite. Gostaria de pedir a atenção de todos para darmos início a um dos mais lindos e significativos momentos na vida da aniversariante e sua família.
No dia 26 de Janeiro, nascia na maternidade do hospital ___________________ numa tarde ensolarada, uma linda menina de pele morena que traria em seu nome um significado belíssimo: Cheia de Alegria”. Isso mesmo, __________ significa Cheia Alegria. E para uma noite como esta, não poderia deixar de falar das pessoas que foram muito importantes para que essa Alegria seja completa Então nesse momento, eu peço a todos que se coloquem de pé para recebermos, com muito carinho e também com uma calorosa salva de palmas, aqueles que foram os personagens principais destas cenas que vamos reviver nesta noite.
Entrada: Convido os familiares ____________________ (musica)
Agora que já temos aqui uma parte da família reunida, peço que todos continuem de pé para que nossa Alegria maior, Larissa, entre e nos ilumine com um pouquinho de sua Alegria, de sua beleza e de sua luz.
OU
Como o tempo, nossa vida não para. Vamos adquirindo experiências, maturidade, assistindo o grande espetáculo que é a realização de nossos sonhos e objetivos.
Aprendemos muitas coisas. Muitos sonhos de criança se vão e outros mais adultos se formam.
Durante esse percurso existem momentos que jamais serão esquecidos.Fazer 60 anos é com certeza um deles. Uma felicidade imensa chega junto com essa data tão especial, e acreditamos que somos capazes de fazer tudo que nosso coração mais deseja. Que todas essas emoções, continuem por muitos e muitos anos.
A vida sempre nos reserva grandes surpresas e espero que tu aproveites cada uma delas.
b) A partir daqui, o apresentador vai narrando os acontecimentos na ordem, e fazendo os devidos comentários, ao seu modo, contanto que embelezem o programa. (Outra pessoa dirige os acontecimentos para que haja sincronia para dar brilho à festividade).
2 – Entrada do cortejo
a. Familiares entram e tomam assento nos primeiros bancos ou lugares previamente destinados.
b. Música de fundo:
Entrada da Aniversariante.
Homenagens
a) buquês se a aniversariante quiser homenagear alguém aqui é o momento.
b) clip da aniversariante [coleção de fotos desde a infância inclusive montagens], e fotos instantâneas dos convidados; declarações gravadas por parentes ou amigos distantes.
Festa
a) Servi os comes da festa seja coquetel ou jantar.
b) Cantar o parabéns e servi o bolo como sobremesa.
Dança
Pista de danças.
Veja as dicas abaixo para compor seu cardápio festivo .
Tipos de Alimentos Classificados por Seções:
1 – Aperitivo: Azeitonas, Canapés, Talos de aipo, Biscoitos salgados, Amendoim torrado Castanha de cajú, Cubinhos de queijo, Camarão frito, Frios em cubos. Polenta.
2 – Tira Gosto: Croquetes Empadas, Sanduíches, Quibe, Coxinhas de galinha Bolinho de bacalhau, Bolinho de camarão, Salsichão, Linguiça, Torresmo,Sardinha Mini-pizza, Batata frita, Mandioca frita.
3 – Entradas: Frios sortidos, Mousses salgadas, Ostras, Coquetel de camarão, coquetel de Lagosta, Casquinhas de siri, Saladas de maionese, Melão com presunto, Caviar.
4 – Sopas: Caldo Frio, Quente, Cremes de legumes, Creme de tomate, Creme de ervilha, Creme de Ervilha com bacon, etc.
5 – 1° Prato: Peixe, Bacalhau, Camarão, Escabeche, Lagosta, Mariscos, Siri, Codornas, Frango, Pato, Peru, Strogonoff de frango.
6 – 2° Prato: Carne assada, Roast beef, Grelhados, Vitela, Bifes empanados, Strogonoff de carne, Pernil, Bistecas, lombinho de porco, Coelho. Presunto, Carneiro.
7 – Guarnições: Arroz, Batata, Farofa, Polenta, Frituras, Refogados, Legumes, Saladas cozidas, saladas cruas, Banana frita, Ameixa seca, batata frita.
8 – Prato Único: Feijoada, Mocotó, Angu, Cozido, Bacalhoada, Macarronada, Churrasco, Galeto Bobó de camarão, Pastas, Pizza,etc.
9 – Sobremesas: Frutas, Cremes de frutas,Sorvete, Gelatina, Compotas, Mousse doce, Pudim, Bolo, Torta, etc.
Tabela de composição
- Almoço ao Ar Livre: 1 – 6 – 9
- Almoço Formal: 1 – 3 – 5 – 6 – 9
- Almoço Informal: 4 – 5 – 9 ou 3 – 6 – 9 ou 1 – 8 – 9
- Buffet: 2 – 3 – 5 – 8 – 9
- Ceia: 4 – 2 ou 5 – 9 ou 4 – 3 – 9 ou 6 – 9
- Chopada com Amigos: 1 – 2
- Coquetel Simples: 1
- Coquetel Semi-Formal: 2 – 3
- Coquetel Formal: 2 – 3 – 5 – 6 – 9
- Jantar Simples: 1 – 3 – 6 – 9
- Jantar Semi-Formal: 1 – 3 – 4 – 5 – 6 – 9 ou 1 – 3 – 4 – 5 – 9
- Jantar Formal: 1- 3 – 4 – 5 – 6 – 9
. Servem-se os pratos na seguinte ordem: Ostras – Sopa – Peixe – Carne – Salada – Queijos – Doces – Frutas – Licor – Café.
Fonte http://www.ascom.ufg.br/
https://pragentemiudacriacoes.com.brhttps://business.facebook.com/sitiovoceeeu.rj
Boa tarde, hoje procurando algo encontrei este espaço com dicas maravilhosas simplesmente amei.
Esses cronograma me ajudou muito.
Parabéns pelo obrigada!!
me ajudou muitissimo esse cronograma
muito obrigada
me ajudou muitissimo esse cronograma
aprendir muito com as dicas
me foram de excelente proveito