Organizando a festa de 15 anos
Organizando a festa de 15 anos.
Aniversário de 15 anos é preciso ter atenção à todos os detalhes e não esquecer de nenhum. Segredinho da vovó algumas preferem uma festa temática, outras uma festa à fantasia ao estilo anos 60, outras querem uma festa tradicional e com todas as “pompas ” de uma festa ao estilo princesa, e tem as que preferem uma festa moderna com balada então veja as dicas.
Como Convidar
-O convite deve mostrar o estilo, a intensão e qual é o estilo da festa, para os convidados, e que no caso é um evento tradicional com toda a sua grandiosidade. Se a festa for mais formal, por exemplo, o convite deverá expressar essa intenção. Então deve ser um convite com estilo tradicional. Além disso, devem ser impressos e distribuídos com 1 mês de antecedência para a festa formal e 15 dias antes para festas menos formais.
O dizeres que devem conter no convite:
-Independente da opção, no rodapé do convite deve haver a menção RSVP (Répondez s´il vous plaît = responda, por favor); ou a menção da sigla RFP; ou ainda a menção confirmar com (nome da pessoa).
Quaisquer dessas expressões devem ser seguidas de um número de telefone ou e-mail, e deve ser respondida até 48 horas depois do recebimento.Esse procedimento de confirmação é ideal para se ter um ideia de quantas pessoas irão realmente a festa.
Como escolher o local
– Para uma festa tradicional que por sua vez é formal, o ideal é que seja feita em um espaço como um sitio, um clube um lugar específico para este tipo de evento, que conta com espaço suficiente e organizados.
-Dependendo do número de convidados e da menor informalidade, poderá ser na própria residência, no salão de festas de condomínios, em clubes, bufês e até danceterias.
-Independente de onde seja a festa, o que importa é que o local seja adequado para comportar a quantidade de convidados da festa, prezando pelo conforto e funcionalidade.
Trajes de Cada Um -O traje da debutante
Ela é a estrela principal do evento e, portanto, seu vestido deve ser adequado para a situação. Como a festa normalmente acontece à noite, pode-se abusar de brilhos e de cores. Há ainda debutantes que usam um vestido para a recepção dos convidados e, momentos antes da valsa, trocam o modelo do vestido para um mais imponente. Formalmente é ideal trajar um vestido longo, tanto da aniversariante, como das damas que dançarão a valsa. Os modelos dos vestidos podem ser diferentes, mas na mesma cor.
O traje dos convidados
-Eles devem ficar atentos ao dres code, o traje deve ser especificado no convite. Caso isso não ocorra, eles ficam livres para irem para a festa como preferirem, sempre lembrando que se trata de uma grande festa e que normalmente neste caso se pede um trage a rigor. Ou seja os convidados devem se vestir de acordo com a pompa do evento: rigor ou passeio completo.
O traje dos pais e familiares mais próximos
-Eles devem ser atentos, pois também estarão em evidência. A mãe da debutante deve ser cautelosa para não chamar mais atenção do que a filha. O pai deve usar terno ou o traje definido para o evento, como smoking, em alguns casos.
O traje dos outros convidados
-Mulheres com vestidos a gosto com muito brilho. Homens devem trajar preferencialmente smoking. Padrinhos, a rigor.
A escolha do Bufê – Definindo o Cardápio
Salgados e doces
-Em primeiro lugar lembre-se de que o bufê deve ser escolhido com antecedência. Depois que toda festa deve ser organizada e contar com comida de qualidade e boa música. Estes elementos garantirão parte do sucesso do evento, e o restante ficará a cargo da alegria passada pela debutante e seus convidados.
-Para a definição do cardápio, é ideal agendar degustações nos bufês pré-selecionados. Lembre-se de que os convidados, em sua maioria, são jovens da mesma idade da debutante, e pratos muito elaborados, talvez, não façam parte do que eles mais gostam de comer em festas. Tradicionalmente, o bufê inclui salgadinhos, coquetéis e um prato quente. No caso de a opção ser por um jantar, o bufê indica um cardápio que deve ser aprovado pela família, podendo ser servido à mesa ou à americana.
– O bufê poderá decorar uma mesa em um dos cantos do salão, incluindo o bolo e os docinhos.
– Os doces também serão servidos pelos garçons.
O Bolo
-O ápice da festa de debutantes é o canto do ‘parabéns’. E nesse momento o bolo deve ser levado para o centro do salão, podendo ser conduzido até a debutante sobre um carrinho de chá com velas acesas, onde todos os convidados acompanharão o corte pela debutante. Feito isso, o bufê pode se encarregar de retirar o bolo do salão, levá-lo para a copa, cortá-lo e servi-lo em uma bandeja portada pelos garçons, no salão.
No dia da Festa
Chegada da Debutante
-A debutante pode chegar de limusine ou carro da família quando a festa for glamourosa. Caso seja organizada em um sítio ou clube de campo, a debutante pode ser conduzida para a festa em um helicóptero ou uma charrete enfeitada com flores do campo.
Recepção aos convidados
-No dia da festa devem estar à espera dos convidados: pai, mãe, irmãos, além da aniversariante (pelo menos no início), com um vestido lindo que será trocado. Todos perfilados na entrada do local para receber os convidados e cumprimentos.
-Os presentes devem ser acomodados sobre uma mesa discretamente posicionada, tendo uma recepcionista para recebê-los.
-A música será de acordo com o gosto da aniversariante (mesclada com outros ritmos, devido ao público com idades e gostos diferentes).
O ritual da valsa
-A valsa é o ritmo que deve ser tocado no momento em que os 15 casais (as meninas com vestidos da mesma cor e os meninos com smoking) seguram uma vela acesa, entram no salão e se movimentam em círculos.
-A debutante, dançando com o pai, deve rodopiar pelo salão e assoprar as velas acesas pelos padrinhos. O casal que tiver a vela apagada começa a dançar até que todos estejam, finalmente, dançando. Há quem escolha 14 casais e a 15ª vela fica, assim, com a aniversariante.
-A 2ª valsa será tocada, com o padrinho; e a 3ª com irmão, amigo, primo ou namorado e todos os convidados são convidados para dançar também.
-Após as valsas o clima muda, os jovens convidados dançam à vontade e podem ser distribuídos adereços para animar a festa, como coroas, cetros, colares, óculos, tiaras com luzes, pompons, entre outros acessórios. A debutante também pode trocar de roupa nesta hora e colocar um traje mais adequado ao momento. Mas tudo isso muda caso a festa seja organizada em um sítio, por exemplo, com churrasco. Nesse caso, o traje deve ser esporte-chique e não a rigor.
Gostaria de receber sugestões para comemorar o aniversário de 15 anos da minha filha. Não tenho condições financeiras para fazer a tradicional festa de debutantes, mas não quero deixar a data passar em branco. Por favor, me ajude!