Receitas deliciosas para o natal
Receitas deliciosas para o natal.
Segredinho da vovó.
Para a ceia de natal surpreenda seus familiares com essas deliciosas receitas.
Bolo de nozes com baba-de-moça e fios de ovos
2 xícara (chá) de farinha de trigo
100g de margarina
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) não cheia de fermento em pó
1 xícara (chá) de nozes moídas
1 colher (sopa) de amido de milho
½ xícara (chá) de leite
½ xícara (chá) de creme de leite
2 ovos
Modo de preparo
Bater as claras em neve e reservar. Bater as gemas, o açúcar e a margarina, até ficar um creme bem fofo. Acrescentar as nozes moídas. Colocar a farinha, o amido de milho, o creme de leite e o leite (alternar secos e líquidos). Por último, o fermento em pó e as claras em neve. Assar em assadeira untada e enfarinhada em forno médio. Desenformar o bolo morno e esperar esfriar para rechear.
Recheio – Ingredientes
1 ½ xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de água
7 gemas
1 vidro pequeno de leite de coco
1 colher (sopa) de amido de milho
Modo de preparo
Fazer uma calda com a água e o açúcar até o ponto de fio mole. Passar as gemas pela peneira. Colocar sobre a calda as gemas e o amido de milho dissolvido no leite de coco, misturar e cozinhar até engrossar, por volta de três minutos. Espere esfriar e recheie o bolo.
Enfeite com fio de ovos.
Vinagrete de maracujá
Ingredientes
½ xícara (chá) de azeite de oliva
¼ xícara (chá) de óleo de milho ou canola
¼ xícara (chá) de polpa de maracujá
1 colher (café) de açúcar
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes e sirva sobre os rolinhos.
Rolinhos de abobrinha, manga e camarão
Ingredientes
12 fatias de abobrinha (corte longitudinal)
12 tiras de manga
12 camarões médios
2 colheres (chá) de azeite
Sal e pimenta-do-reino
Vinagrete de maracujá (opcional)
Modo de preparo
Fatiar a abobrinha e temperar com sal e pimenta. Grelhar com azeite. Reservar. Limpar o camarão, temperar com sal e pimenta e fritar, também no azeite (um minuto de cada lado). Reservar. Sobre a superfície de trabalho, colocar uma fatia de abobrinha. Rechear com uma tira de manga e um camarão. Enrolar. Fechar com um palito. Regar com o vinagrete de maracujá.
Dicas para o Peru – Descongele e lave conforme instruções da embalagem. Coloque em uma assadeira, besunte- o com bastante óleo e acrescente fatias de bacon sobre o peito e as coxas. Regue o peru com o vinho e coloque folha de louro. Preaqueça o forno cerca de 280ºC e leve-o ao forno, sem cobrir, por cerca de 15 minutos para dar o choque térmico. Retire-o do forno e diminua a temperatura para 220ºC. Cubra-o com papel-alumínio e leve-o ao forno novamente, regando a carne a cada 40 minutos, e completando o líquido do cozimento com água quente se necessário. Quando estiver assado, retire o alumínio e deixe-o corar.
Receitas Por Gislaine Oliveira Gastronomia
Ceia de Natal é, quase sempre, sinônimo de exagero à mesa. Para quem não quer investir no desperdício nem ver a comida acabar no meio da festa, o caminho é calcular a quanto de cada receita é preciso oferecer aos convidados. “O ideal é uma mesa farta sem sobras. Chique é não jogar comida fora”, diz o chef João Belezia.
Fazer o cálculo não é tarefa fácil, pois o quanto cada um come varia muito de acordo com sexo, idade e peso. Além da fome, a quantidade também está ligada à variedade de pratos dispostos na mesa. Em geral, todo mundo quer provar, nem que seja um pouquinho, as receitas elaboradas especialmente para o Natal.
Dessa forma, para iniciar a conta, é preciso saber quantos são os convidados e, dentre eles, quantas crianças, homens e mulheres. Em geral, um adulto come entre 400 e 700 gramas de comida durante a ceia. “Mulheres preferem comer coisas mais leves e carboidratos. Já para os homens é preciso ter carne – e o tender é geralmente o prato predileto”, diz a chef Adriana Cymes, sócia do bufê Arroz de Festa.
Confira abaixo a quantidade indicada de comida para cada etapa da refeição. Como margem de segurança, acrescente, no final da conta, de 10% a 20% da quantidade planejada. Ela pode atender o convidado que veio de última hora ou então o almoço da família no dia seguinte.
ENTRADAS
Se a ideia for espalhar frutas secas pela casa, para que os convidados se sirvam ao longo da noite até a ceia, calcule de 100 a 150 gramas por pessoa. Caso sirva canapés ou salgadinhos, o recomendado é calcular de quatro a seis unidades para cada um, dependendo da variedade. Quanto maior o número de opções, maior a tentação em prová-los.
CARNES
Segundo a chef Adriana Cymes, uma pessoa come 200 gramas de carne durante a ceia. Como um peru congelado de 3 quilos pode acabar rendendo – depois de pronto e servido– apenas 60% do seu peso, ele atende, no máximo, a nove pessoas –considerando também que toda a carne será aproveitada.
Se os convidados ultrapassam esse número, o ideal é oferecer um peru de 4,5 quilos e contar com uma segunda opção de carne à mesa, que pode ser um peixe, um pernil ou um tender. Ela pode já ir cortada à mesa, em fatias pequenas, para evitar desperdício ou que se estrague a apresentação do prato. Mas lembre-se: com duas carnes à mesa, a probabilidade é que se coma mais.
É importante destacar que mulheres comem, em geral, entre um terço e metade da quantidade de carne um homem. Por isso, se entre os convidados a maioria é masculina, reforce a oferta.
ACOMPANHAMENTOS
A quantidade de cada acompanhamento varia de acordo com o número de opções à mesa. Em um jantar em que as carnes serão acompanhadas de arroz e farofa, o chef João Belezia diz que um quilo de farofa pronta atende 15 pessoas. Já um quilo de arroz cozido serve aproximadamente 15 pessoas; se estiver incrementado com frutas secas ou for cremoso, calcule dez.
SOBREMESA
Para quem não quer ter dor de cabeça na hora de preparar a sobremesa, a sugestão de Adriana Cymes é o sorvete gourmet. “Existem ótimas opções, inclusive nos supermercados. Como nosso Natal é quente, a sobremesa agrada e não dá trabalho.” Para cada litro de sorvete, calcule seis pessoas. Se a preferência for pelo bolo, calcule 100 gramas por pessoa caso seja a única sobremesa disponível; se houver outra opção, considere 60 gramas. Quando há mais de uma opção de sobremesa, o ideal é que cada uma delas consiga atender a todos os convidados. Se além da sobremesa, a ceia contar com docinhos, calcule três por pessoa.
BEBIDAS
Quanto a bebidas, o recomendado é, se possível, conhecer a preferência de cada convidado para definir quem prefere as alcoólicas. Como as bebidas, ao contrário da comida, não precisam ser consumidas imediatamente, é possível comprar a mais para não correr o risco da falta delas acabar com a festa.
Segundo o chef João Belezia, uma garrafa de espumante serve três pessoas, enquanto uma garrafa de vinho tinto atende cinco. “O consumo varia de acordo com a temperatura do dia. Como a previsão é de que seja uma noite quente, a preferência deve ser pelo espumante”, diz Belezia. A cerveja também pode ser incluída no cardápio. Se houver outras opções na ceia, uma garrafa é indicada a cada duas pessoas. Se o whisky também estiver entre as opções, calcule uma garrafa para 15 pessoas. De refrigerante, um litro atende três pessoas.
O cálculo deve ser feito sobre todos os convidados adultos da festa, independentemente de quem toma o quê.
LOUÇAS
Com relação às louças, o número de pratos dependerá dos tipos de receita que serão servidas durante a noite. Se os petiscos ou entradas puderem ser consumidos com as mãos, como castanhas, considere dois pratos por pessoa: um para a parte quente, outra para os pratos frios.
Lembre-se também de que quanto mais opções de bebidas, mais copos serão necessários. Marcadores individuais de taças e copos podem evitar o impulso de abandonar a bebida em algum lugar para pegar outro recipiente vazio.
Veja alguma idéias para seu natal. Biscoitos , fitas e cores natalinas.
Fonte http://www.recipegirl.com/
Boa tarde,ameia as receitas, fico aguardando mais, obrigada.