Chá de panelas
Chá de panelas .
Segredinho da Vovó.
Não deixe de fazer o que é tradicional com alegria, veja essas dicas.
Com o objetivo de ajudar montar o enxoval da nova casa, o chá-de-cozinha é praticado em muitos países e cada vez mais ganha um tom particular e personalizado, com direito a décor e boa gastronomia. Tudo sempre de acordo com o gosto da noiva. Amigos e familiares se reú- nem e comandam a bagunça e as brincadeiras em torno da candidata ao altar. Entretanto, nem sempre foi assim. Antigamente, para que a mulher conseguisse um mari- do era necessário que se oferecesse um dote em dinheiro ou presentes à família do noivo. Na Índia, inclusive, esse costume ainda existe. As moças mais pobres, precisam se reunir com suas amigas para arrecadar uma enxurrada de dinheiro e de mercadorias e, assim, atingir o valor do seu dote e tornar-se digna de um bom pretendente. Adap- tando o costume à nossa realidade, aqui vão sugestões de como comemorar com as suas amigas a despedida da sol- teirice e, de quebra, ganhar utensílios para o lar.
O preview da reunião
Para organizar o encontro em forma de festa, chame alguém bem próximo, como uma amiga, prima ou sua mãe. Esta pessoa também fica encarregada de elaborar os convites, dando a cada um deles o nome de um uten- sílio doméstico. Atenção, uma regra básica deve ser se- guida à risca, conforme aconselha o chef de cozinha do bufê Le Manjue Bistrô e especialista na organização de eventos, Renato Caleff: “Se a pessoa for convidada para o chá, ela terá que ser convidada para o casamento. Isso é obrigatório, no mínimo elegante”, explica. E muito tato na hora de escolher o local para receber as convidadas, o conforto é indispensável. Não se esqueça de providen- ciar assentos suficientes para o número de pessoas que estarão presentes. A dica é optar por cadeiras e pufes que acomodem bem e ao mesmo tempo deixem todas à vonta- de. Na hora das brincadeiras, forme um círculo, assim, elas poderão interagir. Fica a cargo da anfitriã oferecer a casa e toda a recepção, ou seja, comidas e bebidas. Outra opção é sugerir que cada convidada leve um prato de doce ou salgado. Para a montagem da decoração, é necessário escolher uma cor, de preferência a favorita da noiva. Uma dica interessante: aproveite o tema Utensílios Domésticos e componha o cenário com detalhes, como minifrigideiras e minicolheres de pau para enfeitar os docinhos.
Pausa para a diversão
Como manda a tradição, a noiva não pode receber o presente direto das mãos da convidada. As lembranças são colocadas juntas, já no início da festa e, antes que a protago- nista do dia abra os pacotes, tem que tentar adivinhar o que há dentro de cada um e quem é a dona da lembrança. Essa é uma (e a mais tradicional) das muitas brincadeiras que po- dem ser feitas durante o chá-de-cozinha.
Outras formas interessantes de entretenimento:
1. Para cada presente que a noiva não acerta, a convidada escolhe uma palavra que traduza o perfil da amiga e escreve — com batom ou lápis de olho — no corpo da candidata ao altar;
2. Todas se reúnem e estipulam um apeli- do estranho pelo qual chamarão a noiva, e aquela que pronunciar seu verdadeiro nome paga uma prenda;
3. Cada amiga desenha em um papel uma situação engraçada que tenha passado com a protagonista da festa e a faz lembrar, caso isso não aconteça o castigo é certeiro;
4. Esconder a aliança em um prato de fari- nha, e a noiva deverá procurá-la com a boca. Caso encontre, ela tem direito a abrir alguns presentes e saber quem os deu.
O momento gourmet da festa
O ideal é montar, ao lado da mesa do bolo, um aparador com comidas e bebidas e deixar que as convidadas se sirvam. Coloque também pratos, guardanapos e copos arru- mados, e não se esqueça de manter sempre um balde com gelo, repondo constantemente. Priorize comidas leves, pois o ambiente é de brincadeira e diversão e as pessoas precisam estar dispostas do começo ao final da festa. Após os salgados, sirva as sobremesas, mas nada muito açucarado, lembre-se de que ain- da serão oferecidos bolo e docinhos. Seguem algumas sugestões para compor o cardápio:
– Bolos, brioches, chás, chocolate quente, croissants, geleias, rabanadas, café, pães, torradas e patês.
– Canapés, castanhas, petit-fours, queijos, quiches, torradas, sanduíches de metro, cuscuz, crepes e risotos
– Docinhos, muffins, pudins, salada de frutas, sorvetes e sucos variados.
Fonte http://festaviva.uol.com.br/