Apresentação dos pratos
Apresentação dos pratos. Segredinho da vovó veja como dar um toque a mias na apresentação do prato, dicas chef Diego Barreto, do Senac.
Salgados
O prato ficou pronto? Salpique ervas frescas! Elas adicionam aroma e sabor, uma vez que os óleos essenciais das ervas são muito delicados e se perdem um bocado durante o cozimento -Gratinados ficam mais bonitos se você ralar o queijo mais grosso antes de levar ao forno. Dá dá um ar rústico ao prato. Se usar o queijo fino, o efeito não será esteticamente bonito.
Farinha de rosca feita com pão torrado ou amanhecido também é uma opção para finalizar o gratinado, como legumes gratinado com molho branco béchamel.
Tirou uma peça de carne do forno e ela está ressecada? Com um pincel culinário, passe um pouco de manteiga. A carne ficará com aspecto úmido e suculento.
Pincelar aves e suínos com mel ou glucose antes de levar ao forno também dá um aspecto muito bom, além de realçar o sabor .
Quer dar uma corzinha na galinhada? Use cúrcuma. Para a paella, o melhor é o açafrão. Para finalizar moqueca ou frango a passarinho, colorau .
Doces –
Sabe aquela “neve”usada sobre bolos e doces e deixam com uma cara supersofisticada? O truque atende pelo nome de açúcar gelado, uma espécie de “primo” do açúcar de confeiteiro, mas ao contrário dele, não derrete quando você polvilha sobre doces.
Quer dar brilho à ganache ou alguma calda de chocolate? Use glucose de milho (popularmente conhecido como Karo). Prepare a calda como de costume, adicione uma colher de chá de glucose e mexa bem até dissolver totalmente. Se não tiver, vale substituir por mel.
E falando em chocolate, se seu bolo fica pálido, use Bicarbonato de sódio. Sim! Em contato com o cacau (achocolatado não vale!) ele sofre uma reação química que vai deixar seu bolo bem escuro. Uma colherinha de café basta. Se for um bolinho mais brasileiro tipo fubá ou “bolo de nada” e quiser dar só um charme, use canela. Mas atenção: nunca use pura, pois pode “roubar” o sabor do bolo. Misture com um pouco de açúcar gelado ou de confeiteiro, neste caso. Fica lindo e o sabor não fica tão acentuado.
Fonte https://tempero.blogosfera.uol.com.br/