Organize a festa junina
Organize a festa junina .
Segredinho da vovó.
Bebidas e pratos típicos à parte, a decoração e os trajes são pontos fortes de qualquer festinha da roça, portanto capriche!
1º passo – Planejamento: Faça a lista de convidados sem esquecer da quantidade de crianças. Defina o tipo de recepção (jantar, happy hour, almoço, durante a tarde) e considere a estrutura disponível no espaço a ser decorado: quantas mesas principais, mesas de apoio, cadeiras, mesas para os convidados.
2º passo – Peças descartáveis: O uso de descartáveis é muito oportuno e já existem opções refinadas, resistentes e até que acompanham o motivo da festa ou se coordenam formando uma composição interessante e decorativa. Uma ideia bacana é distribuir pequenos lixinhos pelos ambientes para que os convidados sintam-se confortáveis a utilizá-los. Para decorar, é mais prático dar preferência a itens já prontos, que vêm em linhas coordenadas e “self standing”, com produtos que não necessitam de fitas adesivas, portanto não vão danificar as paredes ou móveis onde forem aplicados. As canecas ou garrafas podem ser ornamentados com fitinhas e sianinhas; e as bandeirinhas de papel de seda ou chita dão um charme.
3º passo –Comes e bebes: O cálculo dos comes e bebes varia de acordo com o perfil dos convidados e o tempo de duração da festa, mas o padrão é de 1 litro de vinho para cada 4 pessoas; e meio litro em caso de refrigerantes ou sucos. Se optar servir aperitivos no tamanho festa, uma média de 8 unidades por pessoa; e docinhos 5 unidades. E claro, para as festas que demorem mais tempo, sirva pratos quentes como opção de jantar antes da mesa de sobremesas; e aumente a quantidade de bebidas. Os pratos quentes podem ser servidos em cumbuquinhas ou panelinhas de barro ou porcelana de mono porção. As receitinhas mais famosas usam sempre fubá, milho e vinho doce = baixo custo!
4º passo – Barulhinho bom: O ideal é um mix com as tradicionais músicas de quadrilha, forró, sertanejo e agora também o sertanejo universitário.
5º passo – Diversão garantida: A quadrilha e o correio elegante não pode faltar.Para as crianças as brincadeiras das barracas são um sucesso, somente não se esqueça das prendas!
Convite.
Arranjo da mesa.
Decoração.
Veja as sugestões para decorar as mesas.
Dica 1
– A mesa deve ser de preferência de madeira.
– Decore a mesa com folhas de bananeira (as folhas devem ser cortadas no tamanho da altura da mesa e afixadas com tachinhas).
– Use toalha xadrez.
– A “saia”, basta cobrir o tampo com juta (tecido semelhante ao de saca de café) ou uma toalha de mesa xadrez, ou uma peça em que predomine a cor vermelha.
Obs.: – Se tiver dificuldade em conseguir folhas de bananeiras, faça a saia da mesa em papel crepom colorido.
Dica 2
– A mesa deve ser de preferência de madeira.
– 1º montar o suporte para os babados. Para isso, você deve fazer uma saia de papel-jornal.
Em seguida, corte o rolo de papel crepom ao meio e o desenrole.
Faça preguinhas no papel crepom (quantos menores, mais franzido fica) e vá fixando com o auxílio de fita dupla face.
– Depois de contornar toda a mesa, comece o outro babado, tendo como suporte o papel jornal.
A quantidade de babados será definida pela altura da mesa.
– No tampo, use juta cru e faça o acabamento com fitas de tafetá coloridas. Se usar apenas uma cor de papel crepom, incremente o babado com bandeirinhas de São João.
Obs.: – Você pode subistituira palha por papel crepon.
Dica 3
– mesas decoradas com toalha xadrez e chita,
Dica 4
– Outra alternativa para forrar a mesa é o tule” Você pode alugar uma saia franzida ou produzi-la
com a ajuda de uma máquina de costura. Ou forrar a mesa com o tule sem franzir na máguina.
– O tampo pode ser de juta colorida e desfiada.
– Decore a mesa com bonecos de pano caraterizados como jequinhas.
– Você pode distribuí-los entre as cestas de vime e panelas de pedra.
Dica 5
– Toalha para mesa quadriculada.
Acho legal espalhar na mesa pipocas, colocar bandeirinhas coloridas com o nome dos pratos.
As bandeirinhas e Balõezinhos servem para enfeitar mesas, não só o teto.
Fonte