Segredinho da Vovó.
Veja aqui todas as etapas para o batizado da sua criança.
O sacramento do batismo, instituído por Jesus Cristo, nos concede a graça de termos a presença de Deus no nosso coração e nos liberta de todos os pecados.
É uma celebração muito bonita que comove todos os que dela participam, pois ali está sendo concedido o primeiro sacramento da vida daquela criança.
Para os pais o dia do batizado é um dos momentos mais esperados. Tudo começa a ser organizado logo após o nascimento do bebê.
Você vai ter que:
- Escolher o padrinho e a madrinha
- Decidir em qual Paróquia ou Capela onde será realizada a cerimônia
- Optar por batismo individual ou coletivo
- Verificar o local e a data a ser realizado o curso para os padrinhos
- Comprar a roupinha do batizado (que deve ser Branca)
- Confeccionar o convite
- Adquirir as lembrancinhas
- Organizar a comemoração do batismo: local, decoração, almoço ou chá
- Providenciar as fotos e filmagem
Aqui vamos colocar algumas dicas sobre cada um dos tópicos acima:
A escolha dos padrinhos
É muito importante que o padrinho e a madrinha sejam cristãos, dispostos a guiar os passos do seu afilhado seguindo os ensinamentos de Deus, educando-o na fé cristã.
Local da celebração
- É recomendável visitar mais de uma Igreja
- Obtenha informações sobre o horário das cerimônias (em dias muito ensolarados o calor pode incomodar o bebê, verifique se o local tem uma boa ventilação)
- Verifique a possibilidade de fazer o batismo individual ou coletivo
- Pergunte sobre o número de crianças presentes no batizado coletivo (ambientes muito cheios podem deixar a criança irritada)
Curso para Padrinhos
A Igreja Católica recomenda que os padrinhos façam um curso onde eles são orientados sobre o importância do batismo e o significado dos padrinhos na vida da criança. Algumas paróquias exigem a realização desse curso, enquanto outras não tem essa obrigatoriedade.
A roupinha do batizado
A roupa usada pela criança no dia do batizado deve ser na cor branca, pois o branco simboliza a pureza, é sinal de uma nova vida. Simboliza ainda a presença do Espírito Santo que nos purifica, perdoa e santifica. O mandrião é o modelo mais tradicional, trata-se de um longo vestido branco que pode ser usado tanto por meninos como por meninas. Não sendo possível usar cor branca procure uma roupa de cor bem clarinha.
O convite
O convite do batizado pode ser feito por você mesma usando o CorelDraw. Procure utilizar cores clarinhas azul, amarela ou rosa. Você pode usar no fundo imagens da Pia Batismal, ou de um anjinho ou a foto do seu bebê.
Uma boa dica é fazer o convite no formato de um “marcador de páginas de livro”, pois todos poderão guardá-lo dentro de uma Bíblia na páginas que gostam de ler.
Uma sugestão de frase para o convite: Mamãe e papai convidam para o meu batizado no dia __/__/__, às __h, na Paróquia _____. Após a cerimônia espero você para um almoço na minha casa. Nome da Criança.
As lembrancinhas
- Caixinha de mdf com a foto do seu filho na parte de cima, dentro coloque um mini-terço. Todos vão adorar!
- Vidrinhos com água benta. Faça um rótulo bem delicado com palavras de agradecimento e cole na garrafinha.
- Ímas de geladeira no formato de um anjinho
- Porta-recado no formato de um anjinho ajoelhado com as mãos juntinhas.
Decoração e Almoço/Chá da tarde
Você pode escolher um tema para decorar o ambiente, como margaridas por exemplo, fica delicado e tem tudo a ver com o momento. Os balões são sempre bem-vindos, você pode usar a série cristal da marca São Roque. Fica elegante e discreto.
Ofereça um almoço logo após a cerimônia. Sirva dois tipos de carne ou torta salgada, arroz, verdura, suco de fruta, refrigerante e pelo menos dois tipos de sobremesa.
No fim da tarde é mais recomendado servir um chá para seus convidados com: biscoitos, torradas, pães, geléias, patês, frios variados, torta doce e salgada, bolos, chá, café, sucos, refrigerante e água mineral.
Fotos e Filmagem
Eternize esse momento fazendo filmagem e muitas fotografias no momento da cerimônia e da recepção para os convidados.