Coloque no convite a hora do início e do fim da festa. Assim, os pais sabem quando devem buscar seus filhos.
– Dá para variar na hora de escolher o convite. O tema do brinquedo deve ser o mesmo da festa.
– Fazer uma festa apenas para os amigos mais chegados do seu filho, dez no máximo, pode ser uma boa opção. Programe um dia especial: contrate uma van e leve todos ao teatro ou para almoçar fora.
– Mande os convites com sete a dez dias de antecedência. Se você distribuí-los muito antes, perde-se a expectativa das crianças. E algumas pessoas podem esquecer a data. Na véspera da festa, você pode mandar um lembrete. Se for amarrado em um pirulito, vai fazer mais sucesso ainda.
– Se seu filho é pequeno, marque entre 3 e 4 da tarde, ou mesmo de manhã. Assim você não corre o risco de ele dormir antes do parabéns.
– O ideal é convidar todas as crianças da classe, mas, se não for possível, ligue para os pais e envie o convite para a casa de cada um.
– Coloque também o telefone do local da festa e do seu celular.
– Se possível, inclua um mapa para facilitar a localização.
Dica
Seu filho tem um daqueles professores apaixonantes e quer porque quer convidá-lo para a festa de aniversário? O que fazer? Convidar todos os professores? Só aquele que é especial? Mas e o professor, por outro lado, o que faz se tiver que ir na festa de todos os alunos? A questão é delicada. Em um primeiro momento, pode parecer mais do que normal chamar aquela pessoa que acompanha cada passo do desenvolvimento do seu filho. Mas, se a gente pensar bem, imagine a situação: o professor, dependendo de quantos alunos tiver, corre o risco de não ter mais fim de semana sem festa. E, se ele for na de uns e faltar na de outros, pronto: a confusão está feita!
Uma estratégia boa é pedir que as pessoas confirmem a presença. Peça as respostas entre cinco e sete dias antes da festa. O convite também tem de ser feito com a antecedência certa, o que pode variar de acordo com o local da comemoração. Segundo a consultora de etiqueta Ligia Marques, convites para festas em casa ou no buffet devem ser distribuídos dez dias antes. O mesmo vale para a escola, mas, nesse caso, é bom perguntar se há outros colegas que fazem aniversário na mesma semana e combinar as datas com as outras mães e pais. Já se for fora da cidade, em sítios, casas de veraneio ou parques temáticos, calcule 15 dias de antecedência.