Comemorando o batizado normalmente o batizado do bebê é a primeira grande comemoração, evento desde o nascimento da criança. Por ser o primeiro grande evento e uma cerimônia religiosa, as mamães costumam preparar tudo com muito cuidado para não fazer feio.
O batizado dos meus dois filhos foi preparado com bastante antecedência, não gosto de nada correndo, e foram maravilhosos! Me emocionei demais e foi sem dúvida alguma um marco muito importante. Vou dividir com você algumas dicas de como preparar um batizado, colocar umas fotos do batizado das crianças no final e falar um pouco do significado do batismo.
O batizado é muito celebrado pelas famílias do Brasil, o maior país católico do mundo, segundo o IBGE.
Na celebração do batismo, o padrinho e a madrinha se comprometem a acompanhar a criança em seu crescimento na vida cristã. No início da cerimônia, o padre exige dos pais o compromisso de educar o filho ou a filha na fé. E do padrinho e da madrinha exige o compromisso de ajudar o afilhado, com a palavra e com o exemplo, a viver sua vida cristã.
Os padrinhos representam o exemplo a ser seguido na fé cristã. Cabe aos padrinhos, tanto quanto possível, acompanhar o afilhado na iniciação cristã, juntamente com os pais. Os padrinhos tem que ser batizados, católicos, fiéis aos preceitos da Igreja e terem 16 anos completos ou maturidade suficiente para assumir tal responsabilidade.
O batismo é o sacramento que torna a pessoa um Filho de Deus, Discípulo de Cristo, Templo do Espírito Santo, Membro da Igreja. “É o primeiro dos sete sacramentos, a porta de entrada para a vida cristã. Não se recebe nenhum outro sacramento sem o batismo”, diz o Padre Antonio Aparecido Pereira.
O padre unge o peito de cada criança que está no colo da madrinha com o óleo dos catecúmenos, pedindo que a força de Cristo penetre na vida dela, como aquele óleo, em seu peito. No momento do batizado, a madrinha segura a criança e o padrinho fica ao lado. E, após o ritual, o padrinho entrega simbolicamente uma vela acesa à criança, dizendo: `Recebe a luz de Cristo´. Essa vela grande é o Círio Pascal, que simboliza Cristo, a luz do mundo. A criança é levada pela madrinha à pia batismal, o padre derrama água em sua cabeça e diz: eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Ao final da cerimônia, o padre lembra que, pelo batismo, a criança recebeu a vida nova da graça simbolizada naquela veste branca.
6. No dia
– Chegue à igreja com meia hora de antecedência, no mínimo, e peça que os padrinhos façam o mesmo.
– É simpático oferecer um café da manhã ou um brunch após a cerimônia, já que a maioria dos batismos acontece na parte da manhã.
– As lembrancinhas devem ser bem “clean”, lembre-se que se trata apenas de lembrancinha para recordação e não presente para os convidados.