Viagem e alimentos.
Segredinho da vovó.
Veja algumas dicas sobre os alimentos antes da sua viagem prolongada.
Quem dá a dica é Mônica Dupas, nutricionista, professora do curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos do Senac-PR e consultora do Programa de Alimento Seguro (PAS). Mônica é categórica ao afirmar que ler a embalagem e observar o prazo de validade do produto fechado e do aberto é essencial. Ela lembra que produtos iguais de fabricantes diferentes podem ter prazos de validade distintos.
Ela explica que quando se fala sobre a segurança dos alimentos deve-se respeitar o tripé tempo (prazo de validade), temperatura (de onde ele está armazenado) e higiene (pessoal do ambiente, dos utensílios). Confira algumas dicas para guardar os alimentos corretamente enquanto você viaja.
Ovos
Olhe sempre a embalagem. Ali consta o prazo de validade. Também os deixe preferencialmente sob refrigeração. Se ele vai vencer enquanto você estiver em viagem, não tem outro jeito: descarte-o. Ou então, passe para alguém que vai usá-lo dentro da validade.
Derivados do leite
O prazo de validade depois de aberto tem que ser seguido à risca. Ele também varia conforme o fabricante, portanto atenção redobrada.
Frutas e verduras
Hoje alguns desses alimentos permitem saber a sua origem. É o chamado código de rastreabilidade. Porém, isso não existe para itens à granel. A nutricionista observa que o ideal é comprá-los uma vez por semana.
Comida pronta
Esse item é o mais fácil. Se você sabe que vai viajar na quarta, não faça um caldeirão de feijão na terça. Prepare apenas o necessário.
Leite aberto
Esse não tem jeito. Se vai vencer (respeite o prazo de validade depois de aberto) enquanto você estiver fora, descarte-o. Além de preservar a sua saúde, vai impedir aquele cheiro de azedo na geladeira quando você voltar.
Pão de forma
Esse item tem um prazo de validade bem curto. Algumas marcas recomendam que ele seja armazenado em local fresco e arejado. Se na sua cidade faz 40 graus C, o ideal é até mantê-lo refrigerado.
Comida congelada
Partindo do princípio que você tem alguns itens congelados – como carne e frutos do mar – etiquetados com o dia que congelou, não precisa mexer neles se estiverem dentro da validade. Só para lembrar alguns prazos: carne fresca de boi (8 a 12 meses), carne de porco fresca (4 a 6 meses), carneiro e cabrito (7 a 12 meses), frango fresco (até 12 meses), peixes magros (6 a 8 meses).
Levar ou não levar?
Se você possui uma caixa térmica, por que não levar alguns produtos para a casa de praia? Melhor ainda, se forem produtos comprados em sua época (ver abaixo), porque são mais frescos e têm mais qualidade.
É época de quê?
Aproveite o período de algumas frutas e verduras para comprar itens frescos. Privilegie ameixa, pimentão, abobrinha e aspargo. Alguns itens de novembro ainda podem ser encontrados, como mamão papaia, tomate, pêssego e uva.
Fonte http://www.gazetadopovo.com.br/
Dicas inteligentes e que também facilitam na hora da limpeza! Parabéns adorei!!!