Cerimonial 15 anos.
Segredinho da vovó.
Veja com fazer o cerimonial da sua festa de 15 anos.
1ª parte — Recepção e entrada dos convidados
a). A lista de convidados na entrada é um item que não pode ser esquecido.
-Para registrar o comparecimento dos convidados, a debutante deixa na entrada da festa, um livro de mensagens e assinaturas como lembrança para a posteridade. Esse livro pode ser um caderno de capa dura bem decorada, seguindo o estilo escolhido para ocasião. Capas de tecido ou montagens com fotos também são motivos recorrentes para ilustrar a frente do acessório.
Com um toque de modernidade, a aniversariante ainda pode optar por acrescentar à decoração da festa um grande pôster com foto sua, onde os amigos e familiares também tenham a oportunidade de escrever, e que pode substituir ou complementar a tarefa do livro.
b). Pose para fotos.
Aproveite o início, quando a festa não começou, esta é a melhor hora. – Nessa idade, elas se envergonham fácil com o que o colega vai falar ou achar. Com um som ambiente, ocorre a seção de fotos, ou caricaturas dos convidados que vão chegando. Além de ser um momento de aprendizado social da menina em recepcionar seus convidados, é um tempo parado, de cumprimentos, e dá para se tirar as famosas fotos de poses que a família tanto gosta.
-coquetel de entrada, para a recepção dos convidados em quanto aguardam o grande momento, numa ala separada de onde a debutante vai aparecer para a valsa.
– (Nesse momento, ela veste o primeiro vestido. E, está calçada com sapatos baixos).
c). Música.
– A música de fundo pode ser apresentada por um tecladista/cantor que também esteja preparado para as valsas solicitadas, ou alternativamente, um CD de com músicas alusivas à data, com repertório ao gosto da aniversariante. (Se for usar a alternativa, preferencialmente um CD, ou MP3, deve ser gravado e preparado antecipadamente com as músicas na mesma ordem dos acontecimentos para evitar atropelos de última hora).
2ª parte – Abertura do cerimonial.
a) Fala do cerimonialista/apresentador.
Sugestões de fala
– Debutar é ver a menina bonita / deixar o vestido de chita, tirar do cabelo a fita. / Vestir vestido encantado de baile, / todo enfeitado, / com as cores dos sonhos lindos. / E, em seus olhinhos, sorrindo,/ vestir poesia inocente,/ vestir poesia que sente / nos versos do coração da menina-flor-botão / que não é mais uma qualquer./ Pois nesta noite, debutante / transformou neste instante / a flor-menina em flor-mulher!
b) A partir daqui, o apresentador vai narrando os acontecimentos na ordem, e fazendo os devidos comentários, ao seu modo, contanto que embelezem o programa. (Outra pessoa dirige os acontecimentos para que haja sincronia para dar brilho à festividade).
2 – Entrada do cortejo
a. Familiares (iniciando com os pais) entram e tomam assento nos primeiros bancos ou lugares previamente destinados. Nesta etapa os convidados são conduzidos até a mesa e aguardam, ao som de música ambiente, o coquetel ou jantar serem servidos.
b. Música de fundo
3 – Entrada dos Pajens e Damas de Honra para apresentação
a. Quinze casais (preferencialmente com a mesma idade), formam um corredor ou túnel por onde entrará a débutant).
b. Música de fundo:
4- Entrada da Aniversariante
a. Valsa das flores, de Tchaikovsky (sugestão da valsa de entrada para debutante).
b. À meia-noite, assim que entra, a debutante se senta em uma cadeira preparada para o ritual.
c. Nessa ocasião ela está vestindo o segundo vestido.
d. Ainda está calçada com sapatos baixos.
5 – Recepção pelo seu Príncipe de Gala
a. O pai (ou namorado ou amigo) vai até a aniversariante para recebê-la. Essa parte é muito comum de se ver em grande parte das festas.
b. (Na passarela demarcada em quatro partes iguais, o príncipe vem andando até o início da última quarta parte quando a debutante estiver na metade).
6 – Entrega da joia
Um símbolo de que a partir desse momento, a menina-moça pode ser independente e vaidosa, porque toda atenção com a aparência e cuidado com o corpo sempre será revestido de beleza e bom gosto.
a. Brinco, ou anel, ou pulseira, ou colar.
b. Geralmente feita pelo pai ou pelo avô.
7 – Troca do sapato (opcional)
Repleta de simbologia, normalmente é feita pelo pai, mas também pode ser solicitada ao príncipe de honra. e o seu pai retira o sapato com o qual ela está calçada, de salto baixo, e coloca outro modelo, de salto alto. (Usar calçado de boa qualidade para não quebrar quando dançar a valsa).
-A troca de sapatos pelo pai, possui dois significados:
a) informar aos participantes que a moça já está pronta para, sozinha, dar seus próprios passos, poder seduzir e tomar suas próprias decisões.
b) Os sapatos transcenderam o conceito de invólucros para os pés. Tornaram-se sinalizadores sociais, símbolo de passagem, objeto de sedução, fetiche e poder. Representa a passagem para a nobreza da vida adulta (salto alto).
8 – Passagem da boneca (opcional)
A Boneca. Símbolo do rito de passagem da menina para mulher, a boneca representa a ideologia da propagação da família, para simbolizar que a adolescente está deixando a infância para trás, aceitando os novos conceitos morais e a reprodução da espécie. É através da boneca que a menina é treinada para exercer o seu papel na família e na sociedade, reproduzindo os valores vigentes. (Escolhe uma menina de 8 – 12 anos, (alguém entre os presentes ou previamente sorteada), presenteia-lhe com a boneca, transmitindo-lhe o sonho da infância).
9 – Homenagens
a) buquês (avós, madrinha, tias, mãe do namorado)
b) arranjos de flores – textos Bíblicos ou partes de poemas ou de músicas trazidos pelos pajens e damas. (Um a um até formar 15 unidades)
c) Outras pessoas podem participar entregando presentes trazidos de última hora.
d) Podem ser feitos discursos breves.
(A debutante se retira para colocar o Vestido de Gala).
10- Telão
Raios laser com o nome dos casais que vão chegando. Hoje é comum usar tela de plasma também, com a projeção de um clip da debutante [coleção de fotos desde a infância inclusive montagens], e fotos instantâneas dos convidados; declarações gravadas por parentes ou amigos distantes.
(Para isso deverá ser utilizado um data show completo, filmadora e máquina fotográfica eletrônica).
a- Neste momento pode ser oferecido aos convidados bebidas como taças de suco natural ou refrigerantes.
11- Em volta do Bolo.
a). Acendendo as velas*.
-Aniversariante com o terceiro Vestido está calçada com sapatos ou sandálias que suportem as danças.
-o mestre de cerimônias chama os pais.
-Com o bolo na pista para pronto para o corte e Parabéns, os 15 casais caminham até o local da vela e vão se posicionando na pista.
-Na hora de acender as velas, estas são acesas pela chama da vela central, que foi acesa pela mãe da debutante. Cada casal vai entrando ao som de algum trecho de música significativo para cada um.
b) Brinde com champanhe
Antes mesmo de o bolo ser partido, pais e amigos formam um circulo em torno da aniversariante para brindar, com champanhe, os seus 15 anos. (As taças precisam ser de boa qualidade, para evitar que o “tintim” promova algum acidente).
c) Apagando as Velas
-Na hora da valsa, as 15 velas simbolizam os 15 anos de já vividos. Ao apagar cada vela, a debutante comemora o fim de uma etapa.
-É a parte mais importante: nesse aniversário antes de apagar as velinhas, a debutante pode expressar um pedido ou um desejo mais do que especial, já que as chances de ele se realizar são multiplicadas. Parabéns!
12. Cortando o Bolo.
-A debutante retira a primeira fatia e dá para alguém que ela acha importante na ocasião, tendo o cuidado de dizer, com voz audível, a razão do porque escolheu essa pessoa em especial.
13 – Valsas:
(A valsa surgiu entre os séculos XII e XIII, como uma evolução de danças camponesas austríacas e alemãs. Nem sempre a valsa foi sinônimo de classe e elegância: os ingleses, por exemplo, a consideraram suja e imoral no século XIX, pois viam como um verdadeiro absurdo o homem envolver a mulher com os braços).
Ao contrário das décadas anteriores, a maioria dos bailes agora, é realizado com apenas uma menina, tornando este momento ainda mais único. Quem diria que uma festa para arranjar um bom partido para as moças se tornaria uma comemoração tão emocionante e divertida como as atuais festas de debutante.
A) 1ª valsa, com o Pai
a. Valsa do Imperador.
B) 2ª valsa, com avô – padrinho – irmão – ou tio (a escolher)
a. Danúbio Azul.
C) 3ª valsa, com seu Príncipe, para apagar as 15 velas
a. Canto dos Bosques de Viena, de Johann Strauss II
D) Depois da terceira valsa, os demais convidados são chamados a dançar.
14 – Entrega das lembrancinhas:
a) para os casais que dançaram a valsa.
15 – fotos e filmagens – (opcional)
16 – Ceia ou Jantar
– O jantar é a maneira tradicional de a se servir aos convidados. Mas atualmente essa maneira de receber se adequou a escolha e ao que se deseja gastar, uma vez que o jantar vai aumentar em muito o custo da festa. Tendo em vista o fator econômico pode-se optar por um cardápio de buffê.
-Os cardápios atualmente costumam ser feitos para atender muito mais ao gosto dos adolescentes, incluindo quitutes que normalmente não eram servidos nesse tipo de festa, como por exemplo, mini-pizza, mini-sanduíches, tacos, crepes e, também, quitutes japoneses sushis, sashimis. Vale lembrar de não esquecer as guloseimas doces como os já tradicionais brigadeiros, marshmelows e, até pirulitos devem estar disponíveis em local visível.
– Outra opção atual é misturar os dois tipos de cardápio, no caso oferecendo, um para os adolescentes e outro para os adultos, ou o jantar para os adultos e o fast food para os adolescentes.
3ª parte: – Início do Baile / Balada
-Se der pra começar o baile antes da meia-noite para não atrapalhar a balada, melhor. Assim, eles curtem mais e podem ficar mais tempo na festa, sem os pais ficarem ligando desesperados para ir buscá-los às duas da manhã.
Atualmente, com o cerimonial moderno, há uma mescla do tradicional com uma festa típica de adolescentes. Há casos em que a balada começa, em geral, desde o início, ou após o jantar e a valsa.
Obervações:
(11) a* O simbolismo das velas:
A. Místico –
As velas são elos entre os seres humanos e os anjos. A chama da vela representa o elemento fogo, ou seja, que seu pedido será colocado em atividade.
Para cada tipo de pedido é utilizada uma cor de vela. Este é o primeiro elo com os anjos e cada cor tem um significado. Por exemplo:
Vela branca – Representa a pureza e a sinceridade. É utilizada para obtermos paz de espírito, harmonia e equilíbrio em nossa casa. Afasta o “gênio contrário” que poderá estar manifestado no ambiente, causando desentendimentos entre as pessoas.
Vela azul – Representa a verdade, tranquilidade e compreensão. Esta cor também simboliza a limpeza e a transparência de comportamento. Deve ser usada quando o pedido está relacionado aos negócios ou trabalho.
Vela amarela – Simboliza a vida, a alegria, a força, o entusiasmo, o poder e o vigor da mente. Aguça a inteligência e agiliza o raciocínio. Esta cor favorece as mudanças (de casa, por exemplo) e estudo.
Vela rosa – Representa a beleza, o amor e a moralidade. Deve ser usada em assuntos amorosos (favorecendo o encontro das almas gêmeas) ou para fortificar relacionamentos afetivos e filiais.
Vela verde – Simboliza a calma, a tranquilidade e o equilíbrio. Deve ser acesa quando o pedido estiver relacionado à saúde.
Vela violeta ou lilás – Esta cor tem forte ligação com a espiritualidade. Deve ser usada quando o pedido estiver relacionado à espiritualidade ou para transformar sentimentos negativos (como mágoas) em amor.
Vela vermelha – Representa o dinamismo, a força e a coragem. Pode ser usada em qualquer situação relacionada à emergência, ou pedidos que necessitem ser solucionados com urgência.
B. Cristão –
Cristo é a luz do mundo. A igreja Ortodoxa vê o simbolismo desta forma: A parafina representa o PAI, o pavio é o símbolo de CRISTO, e o fogo é a representação do ESPÍRITO SANTO.
A atitude de acender velas é a afirmação de que a TRINDADE ETERNA sempre esteve com a aniversariante, e a invocação, pelos pais e amigos, que permaneça constantemente com sua guia e proteção.
Checklist para não se esquecer de nenhum detalhe do cerimonial de debutante
Primeira parte:
a) recepção dos convidados com música ambiente
Segunda parte:
a) abertura realizada por um mestre de cerimônia
b) entrada dos familiares
c) entrada dos príncipes para apresentação
d) entrada das damas de honra
e) entrada da debutante (com a música escolhida por ela)
f) recepção pelo seu príncipe de gala
g) entrega da joia – geralmente realizada pelo pai ou avô
h) Troca do sapato
i) Passagem da boneca
j) telão com a retrospectiva da vida da aniversariante
k) primeira valsa com o pai
l) segunda valsa com o irmão/avô ou outro convidado escolhido
m) terceira valsa com o príncipe n) brinde com espumante
o) homenagens
p) buquês entregue pela mãe/madrinha/avó
q) entrega das lembrancinhas para os casais que dançaram a valsa
Terceira parte:
a) jantar ou coquetel
b) acender velas, parabéns
c) Apagar as velas
c)corte do bolo
d) Início do baile
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