Brigadeiro, top 10.
Segredinho da vovó.
O brigadeiro foi inventado no Brasil depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Naquele tempo, era muito difícil conseguir leite fresco e açúcar para se fazer receitas de doces. Aí, descobriram que a mistura de leite condensado e chocolate resultava em um docinho bem gostoso.
Ainda faltava dar um nome para o novo doce. Na mesma época, aconteciam as eleições para presidente do Brasil, e um dos candidatos era o Brigadeiro Eduardo Gomes. Na campanha, ele utilizava uma propaganda engraçada, que ficou na boca do povo: ‘Vote no Brigadeiro que é bonito e é solteiro.’ Suas eleitoras batizaram o doce em homenagem ao candidato. E as mulheres que trabalhavam na campanha, em vez do ‘santinho’ tradicional do candidato, distribuíam o docinho para ganhar votos. Com o tempo, o brigadeiro foi ficando cada vez melhor. Para enfeitá-lo e deixá-lo mais saboroso, foi inventado o chocolate granulado. Depois, outras receitas foram criadas a partir da original.
O brigadeiro no palito é uma opção linda e muito gostosa para decorar a mesa de doces.
BRIGADEIRO NO PALITO
INGREDIENTES
1 lata de leite condensado
3 colheres (sopa) de chocolate em pó amargo
1 colher (sopa) de manteiga
1 tablete de chocolate meio amargo
1 xícara (chá) de confeitos coloridos
manteiga para untar
MODO DE PREPARO
1. Em uma panela, coloque o leite condensado com o chocolate em pó e a manteiga.
2. Misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela (que corresponde a cerca de 10 minutos). Retire do fogo, passe para um prato untado e deixe esfriar. Com as mãos untadas, enrole em bolinhas e espete um palito em cada.
3. Reserve. Pique o chocolate, divida-o em três partes iguais e despeje duas partes em uma tigela bem seca. Pique finamente a parte restante e reserve. Aqueça uma panela com água até que atinja a temperatura de 48°C, ou seja, suportável ao contato da mão. Retire do fogo. Coloque a tigela com as duas partes de chocolate sobre a panela de água quente, mexendo lentamente até derreter completamente. Retire a tigela do banho-maria e junte o restante do chocolate picado.
4. Mexa até derreter completamente. Continue mexendo para esfriar até 28°C (encostando um pouco de chocolate no lábio, a sensação deve ser de frio). Cubra cada pirulito com o chocolate derretido, escorra o excesso e passe-os pelo confeito colorido. Deixe-os apoiados em uma superfície até secar. Sirva.
Receita: sugestão Nestlé