Recém casados, dicas de condimentos.
Segredinho da vovó.
Aposte nos condimentos e ervas aromáticas facilmente encontradas em casa de produtos naturais, feiras livres ou mercados municipais. Ganhamos em saúde e os pratos ficam mais saborosos.
O que dá sabor à comida, são os temperos que adicionamos nela.
Alguns aliados da sua saúde
Louro:
Usado no cozimento de feijão, feijoadas, moluscos e carnes de panela. Um de seus principais benefícios é estimular o sistema digestivo.
Alho:
Muito usado em carnes, feijão, frangos e molhos. Auxilia no alívio da bronquite, tosses, resfriados e tem propriedades diuréticas, anti-inflamatória e antifúngica.
Cebola:
Muito utilizada em saladas, molhos, carnes, etc. Bem recebida na maioria dos pratos. A planta fortalece o sistema imunológico, combate bactérias e fungos, previne tumores e impede a formação de coágulos.
Orégano:
Usado em receitas à base de tomates, queijos ou ovos e também em feijão branco. Em chás, as folhas do orégano alivia bronquite, tosse e cólicas intestinais. Suas folhas tem ação antioxidante e evitam a hipoglicemia (baixa do açúcar no sangue).
Salsinha:
Muito apreciada em saladas, molhos, carnes, etc. Ajuda suavizar dores do estômago e combater doenças do coração. Conhecida também por salsa-de-cheiro.
Pimenta-do-reino:
Em grãos ou moída é ótima. Muito usada em feijão, saladas temperos para carnes, sopas, molhos, etc. Possui ação anticoagulante, antioxidante e previne gripes e resfriados.
Cebolinha:
Em saladas, sopas, ovos, peixes, refogados, legumes, etc. É da família da cebola e, é rica em vitaminas A, B e C. Contém uma boa dose de enxofre, associado ao combate de doenças cardiovasculares.
Cominho:
Encontrado em grão ou em pó. Muito usado em queijos, pães, assados, hambúrgueres, tomates, batatas, etc. Tem propriedades digestivas, afrodisíacas e diuréticas.
Alecrim:
Adorada em carnes, frutos do mar, marinados e refogados de legumes. Retarda o envelhecimento (antioxidante) e é também diurética. protege contra o câncer e auxilia também na digestão.
Tomilho:
Apreciada em pratos que levam queijo ou tomate e churrascos. Auxilia melhorando o fluxo sanguíneo e alivia os sintomas das dores musculares e da artrite. Possui ação diurética, antifungicida e anti-inflamatória.
Veja também :
Fonte www.receitasdemae.com.br