Páscoa, fazendo ovo caseiro.
Segredinho da vovó.
Os utensílios necessários são formas de silicone ou plástico (encontradas em lojas de embalagens ou de artigos para festas), uma espátula, um pirex de vidro, uma colher de plástico resistente, uma faca de ponta, papel manteiga, papel alumínio e uma assadeira. Para fazer um ovo de meio quilo, utilize 500 gramas de chocolate ao leite.
Passo a passo:
1) Para derreter: Corte ou quebre a barra de chocolate em lascas. Coloque no pirex e leve ao microondas por três minutos, na potência alta (a cada minuto, tire do forno e mexa bem para derreter por igual). Outra opção é o banho-maria: leve ao fogo uma panela com água pela metade. Quando aparecerem bolhas de fervura no fundo da panela, desligue o fogo. Coloque o pirex com o chocolate em banho-maria quando o vapor da água desaparecer por completo. Deixe-o, sem mexer, por 5 minutos. Retire do banho-maria. Misture com uma colher de plástico até conseguir uma massa homogênea.
2) Temperatura: Despeje a mistura sobre uma pedra de mármore bem seca. Com o auxílio de uma espátula, mexa bem (faça movimentos de vai-e-vem para esfriar). Teste a temperatura do chocolate (ver dica abaixo). Recoloque no pirex e mexa lentamente.
3) Na fôrma: Com uma colher, despeje o chocolate na fôrma e espalhe de maneira uniforme. Escorra o excesso e limpe as bordas com a espátula. Leve à geladeira. Um minuto depois, tire e passe outra camada de chocolate. Repita a operação até que o ovo esteja na espessura desejada. O ideal é repetir mais três vezes – na última, o ovo deve permanecer por três minutos na geladeira, com a fôrma virada sobre uma assadeira forrada com papel manteiga. Depois, tire da geladeira. Faça uma leve pressão no fundo da fôrma para soltar o ovo. Retire as sobras para deixar a borda lisinha.
4) Finalização: Coloque bombons, trufas ou o que sua imaginação sugerir dentro do ovo. Feche com papel alumínio. Faça uma embalagem bonita e presenteie!
Dicas:
• Depois de tirar da fôrma, deixe o ovo descansar por 6 horas em temperatura ambiente antes de embrulhá-lo. Há quem aconselhe esperar 12 horas.
• Para saber se o chocolate está na temperatura ideal, faça o teste labial. Coloque um palito no chocolate e encoste-o nos lábios. Ele deverá estar morno ou quase frio.
• Para saber se o chocolate está seco, observe se a fôrma está com o fundo transparente.
• Não é necessário untar nem molhar a fôrma. Aliás, umidade não combina com chocolate. Veja se os recipientes estão bem secos.
• Use sempre chocolate de boa qualidade e com menos gordura hidrogenada.
Fonte /www.acucaritamarati.com.br