Festas final de ano, dicas.

Festas final de ano, dicas.
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Segredinho da vovó.

Veja algumas dicas pra a confraternização dos eu trabalho.

“Chegar com alegria e mostrar que a confraternização também é importante para você transmite uma ótima impressão. Afinal, é também um momento importante para a empresa”, aponta a consultora de etiqueta corporativa Lícia Egger. “Mas a única pessoa que pode criticar a festa é seu chefe”, alerta a consultora, que enfatiza que não se deve ficar reclamando ou fazendo piadinhas o tempo todo. “É como uma família, só quem pode falar mal da sua é você”, brinca.  Mário Custódio, especialista em recrutamento, também recomenda o alto astral. “Evite reclamar da festa e dos colegas durante a confraternização. Ficar longe de quem está mal-humorado também é uma boa alternativa”, aponta.

Mostrar apreço pela festa é a regra número um. A indicação número dois é não exagerar na dose. “As pessoas devem se manter sóbrias para articular as ideias, conversar melhor. Quem se diverte, independentemente da bebida, demonstra que é uma pessoa equilibrada”, diz Lícia Egger. Além de não encher a cara, fique atento aos excessos com a comida e com a dança. “Há quem coma tanto que parece que está há dias sem se alimentar… Comer até passar mal não é permitido”, aponta Adriana Gomes. E tudo bem em dançar e se divertir, mas é melhor evitar dançar aquele funk provocante na frente do seu chefe.

Procure se integrar ao máximo, converse com todos, saia do seu círculo habitual de amizades. “O que não pode é monopolizar o tempo de ninguém, ficar no pé de um diretor para tentar mostrar ‘como sou legal'”, afirma o especialista Mário Custódio. Puxar papo para ser notado por quem está acima faz parte do jogo, mas o bom relacionamento com colegas e funcionários de níveis hierárquicos mais baixos também ajudam, porque seu trabalho muitas vezes depende deles, lembra Lícia Egger. “Esse tipo de atitude mostra para a empresa quem tem facilidade de transitar em todos os níveis”.

Em um ambiente onde todos passam o dia trabalhando juntos, algumas vezes as conversas de negócios acabam sendo inevitáveis, mas o ideal é não se concentrar apenas nelas. “Tente levar mais como um bate-papo, com conversas rápidas e espontâneas. Na dúvida sobre o que falar, pergunte sobre os planos de fim de ano do seu interlocutor”, sugere Custódio. Outra dica do especialista em recrutamento é evitar temas que gerem controvérsia. Agradecer a quem organizou a festa também renderá pontos positivos. “Se não der para fazer isso no dia, você pode mandar um e-mail bem sucinto na volta ao trabalho.”

O melhor jeito de chamar atenção de forma positiva é tentando não chamar atenção, garante a consultora Lícia Egger. “Não queira ser a estrela da festa. A estrela deve ser o colaborador homenageado, se houver, o presidente, o diretor que está organizando o evento”, afirma. De acordo com ela, ser discreto inclui a forma de se vestir, que deve ser elegante e profissional. “Se houver algum código de vestimenta, respeite-o. As mulheres devem evitar decotes profundos e saias muito curtas. Se a confraternização for em um sítio, por exemplo, o recomendado é não exagerar nos shorts e não mostrar a barriga”, aconselha. “Quem usa uniforme, às vezes, fica irreconhecível quando está bem arrumado, mas a festa da empresa não é lugar de exibição do corpo”, completa.

E paquerar, pode? Caso a sua empresa não tenha restrições quanto a relacionamentos entre funcionários, a paquera está liberada –mas sem indelicadezas e, principalmente, nada de arroubos da paixão. “Tudo depende da cultura da companhia. Algumas veem com maus olhos, outras até proíbem relacionamentos entre colegas. Nesse caso, o melhor mesmo é evitar qualquer aproximação”, aconselha Adriana Gomes.

Fonte www.estilo.uol.com.br/

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Andrea Beatriz

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