Festa, planejamento.

Festa, planejamento.
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Segredinho da vovó.

1. Planejamento

Uma festa informal pode ser organizada com três a cinco dias de antecedência. Já para as mais elaboradas, o tempo de organização varia de um a seis meses. Datas especiais, como bodas de prata, são mais detalhadas e, por isso, requerem mais tempo. No final das contas, o que define esse prazo é a contratação de fornecedores e o tempo para reunir os amigos. Um vez decidido o tipo de festa que se pretende realizar, é hora de pensar no orçamento. Você pode dividir os custos com os amigos ou adequar o evento à suas possibilidades.
2. Data e local Os personagens principais da sua festa são seus amigos. Cheque  com eles a disponibilidade, considerando feriados prolongados e datas comemorativas. As opções de local são diversas:-Sua própria casa, que além de ser vantajosa pela praticidade e pela liberdade que oferece ao grupo, permite que você estabeleça suas regras e garanta alguma economia. No entanto, é preciso ficar atento a alguns detalhes: assegure-se de que o barulho não irá atrapalhar seus vizinhos, guarde os objetos mais frágeis e procure afastar os moveis, aumentando o espaço para os convidados.
-Bares ou restaurantes, cujo estilo agrade seus amigos. Faça sempre a reserva antecipadamente, para conseguir um bom lugar e uma boa mesa.
-Salão de festa ou buffet, cuja principal vantagem é a  comodidade dos serviços oferecidos, com opções gastronômicas, entretenimento e decoração.

Qualquer que seja a sua escolha, você deve verificar as condições de  estacionamento, evitando qualquer inconveniente para os seus convidados. Se sua festa for ao ar livre, consulte a previsão do tempo, mas não deixe de providenciar uma alternativa para acomodar as pessoas, caso uma chuva pegue vocês de surpresa.

3. Convites e lista de convidadosTenha em mente que o convite causará a primeira impressão sobre a sua festa. Por isso, deve ser caprichado! Se o evento for informal, uma boa opção é convidar por e-mail, por telefone ou pessoalmente. Chame mais pessoas do que o esperado, pois algumas deixam de comparecer na última hora.No caso de festas formais, os convites devem ser impressos, conter todas as informações da sua comemoração, e ser distribuídos com 30 dias de antecedência . Solicite a confirmação utilizando a sigla R.S.V.P que, em francês, significa Réspondez S’íl Vous Plaît (responder, por gentileza).

Prepare a lista de convidados com atenção, para não se esquecer de alguém especial. Além dos seus amigos, você pode aproveitar para chamar outras pessoas, aumentando o seu ciclo de relacionamento.

Em festas menores, é mais fácil controlar a entrada. Mas, em grandes eventos, é melhor contratar um serviço de recepção ou de segurança para evitar os penetras. É importante proporcionar segurança aos convidados.

4. Alimentação Esses itens dependem do tipo de festa que você pretende organizar e quanto você quer gastar. Uma dica para reuniões em casa é distribuir os drinks e os petiscos em vários locais, a fim de evitar a aglomeração de pessoas.  Se necessário, contrate serviço de buffet especializado. Faça uma pesquisa de preços e de qualidade. Algumas empresas oferecem degustação de pratos, o que é uma boa oportunidade para esclarecer dúvidas e conhecer novidades. Verifique se é cobrada a taxa de rolha para whisky, vinhos e espumantes, que você irá fornecer diretamente. Lembre-se: sempre há espaço para negociação. Consulte também empresas que trabalhem com consignação de bebidas. Dependo da formalidade do evento, o número de opções no cardápio pode variar. Em geral,  o recomendado é servir três pratos: uma entrada, um prato principal e uma sobremesa.Calcular quantidades é uma tarefa difícil. Para auxiliá-lo, seguem algumas sugestões e considerações.
Quantidades recomendadas por convidado:

Jantar ou almoço:
5 a 8 salgadinhos ou canapés
50 gramas de salada
50 gramas de arroz
200 gramas de massa
200 gramas de carne ou peixe
300 gramas de carne em churrascos

Sobremesa:
75 gramas de frutas
5 a 6 docinhos
100 gramas de bolo

Churrasco:
100 gramas de lingüiça
200 gramas de costela de porco
200 gramas de carne de boi
2 pães
30 gramas de vinagrete
100 gramas de farofa

Caipirinha:
1 limão para cada 2 pessoas
1 litro de pinga ou vodka para cada 20 pessoas
100 gramas de açúcar para cada 10 pessoas

Outros:
1 saco de carvão para cada 20 pessoas
1 Kg de sal grosso para cada 14 pessoas

1 Garçon para 20 pessoas, servindo aperitivos, canapés e drinks.
1 Garçon para cada 15 pessoas, no caso de almoço ou jantar informal.
1 Garçon para cada 8 pessoas, se a refeição for formal.
1 Garçon para cada 25 pessoas, no caso de serviço Americano (Bufê).
1 Barman para cada 50 pessoas.
1 Cozinheiro para 30 pessoas.
1 Churrasqueiro para 50 pessoas.

 

Considerações
– Normalmente, os jovens comem mais do que as pessoas adultas, e os homens mais do que as mulheres.
– Para as crianças, prepare pratos simples, como batatas fritas, hambúrgueres e mini pizzas. Elas vão adorar!
– Se for servir uma comida exótica, ofereça também uma alternativa que agrade à maioria.
– Quanto maior a variedade de pratos e sobremesas, maior o desperdício, pois os convidados tendem a experimentar a maioria das opções.
– Ofereça um bufê de saladas. Um mix de folhas verdes, batatas, legumes crus ou cozidos e cenoura ralada. Além de gostosos e saudáveis, esses pratos reduzem o apetite e fazem com que as pessoas consumam menor quantidade de carnes.

5. Bebidas

Na hora de selecionar as bebidas, procure atender ao perfil dos convidados, considerando os tipos favoritos e as quantidades que costumam consumir . Reserve engradados adicionais das bebidas mais populares. A duração da festa é determinante para o cálculo do estoque. Em uma festa animada, com mais de cinco horas de duração, o consumo de bebidas será bem maior do que em um jantar ou coquetel. Não se esqueça de providenciar muito gelo, pois bebidas mornas estragam qualquer festa.

1 garrafa de vinho para cada 3 ou 4 pessoas, quando servido no almoço ou no jantar.
1 garrafa de vinho para 3 pessoas, quando servido durante um coquetel.
1 garrafa de champanhe ou prosecco para 8 pessoas, quando servido apenas na hora do brinde.
1 garrafa de whisky ou vodka para 8 pessoas.
5 latinhas de cerveja (350 ml) por pessoa.
400 ml de refrigerante por pessoa
200 ml de água por pessoa

Considerações:
– Refrigerante, água e cerveja são mais consumidos no verão. No inverno, os preferidos são os vinho e os destilados.
– Providencie refrigerantes diets.
– Sempre sirva as bebidas acompanhadas de petiscos, pois essa combinação reduz a absorção do álcool pelo organismo.
– Providencie bebidas não alcoólicas atrativas, com muitas cores e bem decoradas.
– Diminua a oferta de bebidas alcoólicas uma hora antes do final da festa.
– Se seus convidados beberem em excesso, certifique-se de que voltarão para casa com segurança. Peça para outra pessoa dirigir, arranje carona ou chame um táxi.
6. DecoraçãoÉ ela que confere cor, luz e elegância à festa, além de torná-la mais bonita. A decoração pode ser simples ou mais sofisticada. Use sua criatividade, utilizando folhas de bananeiras, flores, panos, bambus, tochas, velas, efeitos de luz, etc. Se preferir, contrate uma empresa especializada.
7. AnimaçãoEm uma festa grande, a própria circulação de pessoas garante a animação e uma maior interação.  Em grupos menores, pode ser necessário quebrar o gelo com atividades propostas pelo anfitrião.  Se necessário, aposte em profissionais especializados em animação, como bartenders, dançarinos, malabaristas, ilusionistas, caricaturistas, etc.A música é praticamente a assinatura da sua festa, um dos elementos principais. Observe o perfil dos convidados e analise o gênero que a maioria mais gosta. De qualquer forma, não deixe de incluir no repertório os estilos musicais que satisfaçam as suas preferências. Mas não se esqueça que uma má seleção de músicas frustrará os convidados, fazendo com que eles resolvam ir embora mais cedo.
No início da festa, opte por um fundo musical suave, para todos possam se acomodar, conversar e interagir. Este ritmo deve permanecer durante o almoço ou jantar. No momento de animar o grupo, aumente o som e escolha um repertório dançante, comandado por um DJ, banda ou até mesmo por você e seus amigos. É importante que o som se concentre na pista de dança, para que as demais pessoas possam continuar conversando.

Fonte  www.chicsoueu.com.br

 

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Andrea Beatriz

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