Rocambole de ricota.
Segredinho da vovó.
A ricota originário da Itália, o queijo é produzido a partir do soro do leite de vaca e, em poucos casos, a partir do leite de ovelha.
Seu processo de fabricação tem início na coagulação do leite e a separação das partes líquida (soro) e sólida (massa).
Ainda na separação, é possível recuperar um pouco da massa presente na parte líquida e, para isso, deve-se ferver o soro e, então, a parte sólida vem à superfície. Logo após a mistura é coada e obtemos a ricota.
A ricota é um tipo de queijo com baixo teor de gordura e alto teor de soro-proteínas, que são em geral, mais nutritivas que as proteínas dos queijos normais.
Massa
1 tablete de fermento biológico (15g)
1 xícara (chá) de Leite Integral Batavo
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
meia colher (chá) de sal
1 ovo
1 tablete de Margarina Doriana Culinária (100g)
1 gema para pincelar
Recheio
300g de Mortadela Bologna Ouro Perdigão
150g de ricota fresca
1 colher (sopa) de cheiro-verde picado
Modo de Preparo
Para a massa, dissolva o fermento no Leite morno e reserve. À parte, junte a farinha e o sal. Adicione, aos poucos, o fermento dissolvido, o ovo e a Margarina. Amasse bem com as mãos até formar uma massa lisa.
Cubra com filme plástico e deixe descansar por 40 minutos em temperatura ambiente. Para o preparo do recheio, junte a Mortadela picada, a ricota, o cheiro-verde, misture bem e reserve.
Em uma superfície enfarinhada, abra a massa já crescida com o auxílio de um rolo. Distribua o recheio reservado sem atingir as bordas da massa. Enrole-a firmemente em forma de rocambole e pincele com a gema batida. Leve ao forno médio-alto (220ºC) em assadeira, untada e polvilhada com farinha de trigo, por aproximadamente 30 minutos.
Rendimento: 1 unidade
Fontewww.xcominicacao.com.br