Festas infantis, cronograma.
Segredinho da vovó.
Do local escolhido, ao bufê, animação, decoração e lembrancinhas, quanto mais cedo começar o planejamento, mais fácil será para você.
Começe um mês ante veja o roteiro abaixo.
Por onde começar?
Pela data. Será no dia mesmo do aniversário ou vocês deixarão para o fim de semana mais próximo? Agora, o tema. A partir de dois anos, seu filho pode (e deve) participar da escolha. Para facilitar, dê três sugestões, considerando o lugar da festa: no apartamento, no play, no clube ou em outra área externa.
Se a opção for por uma casa de festas, visite algumas antes de decidir. Leve em consideração o espaço em relação ao número de convidados e a infra-estrutura oferecida e, também, se está de acordo com a idade do bebê, se ele, realmente, vai usufruir de todas as atrações.
É importante, ainda, que seja um local de fácil acesso e, de preferência, próximo de onde vocês moram. E lembre-se: a reserva, por vezes, deve ser feita com até três meses de antecedência (vale, inclusive, para o play do prédio).
Atenção:
Prefira um tema mais de acordo com a idade do aniversariante. Se for algum personagem de um filme ou seriado recente, será mais difícil encontrar todos os produtos de que você vai precisar
Quem convidar?
Local definido, faça a lista dos convidados, considerando pais, irmãos e até babás das crianças, se o dia escolhido for um sábado ou domingo, e conte com uma margem de 15% de ausências. Caso marque a festa para um dia de semana, o número de faltas é maior. A comemoração na escolinha fica bem mais econômica, só que limita a presença da família.
O cardápio varia e função do local e dos convidados (muitos adultos, só crianças?). Tente evitar frituras e ofereça mais sucos que refrigerantes para a turminha. O bolo deve ser decorado com o tema da festa e, se você contratar um bufê, sugira docinhos também relacionados ao personagem escolhido.
Das brincadeiras ao parabéns
Como divertir as crianças? Os menores não dispensam o teatrinho; já o mágico agrada a convidados de oito a oitenta anos. Contratar um profissional de recreação garante o sucesso da festa e o sossego dos adultos que, por um bom momento, poderão conversar mais à vontade.
Uma boa idéia é sugerir que ele promova brincadeiras em torno do tema escolhido. Além da animação, você pode alugar brinquedos como piscina de bolas, pula-pula, cama elástica e o simpático touro mecânico.
Uma festa dura, em média, quatro horas. Porém, quase ninguém chega no horario marcado. Assim que a maioria dos convidados estiver presente, os recreadores podem começar as brincadeiras, que vão até a hora do parabéns, quando levam a criançada para a mesa, cantam e batem palmas junto, garantindo a animação.
Depois do bolo, os doces são servidos, enquanto você distribui as lembrancinhas. Hora de se despedir dos amigos, que começam a sair. Hora, também, de abrir os presentes ou deixar para a manhã seguinte, depois de uma gostosa noite de sono.
Planejar é preciso
E facilita tudo para vocês. Sem deixar para a última hora, um mês antes do aniversário é um bom prazo para começar a organizar a comemoração.
Faltam 30 dias
Olá, adorei o cronograma, as explicações estão ótimas e as dicas superúteis. Vou fazer a festa da minha filha no próximo mês, já vou começar a seguir as dicas.
obrigada