Noivas, dicas sobre alianças.
Segredinho da vovó.
O vestido perfeito, a confecção dos convites, as flores da decoração, o buffet ideal… São tantas as escolhas feitas na organização de um casamento!
Porém, tão importante quanto esses detalhes é a escolha das alianças, afinal, elas representam a tão esperada união entre os noivos, não é mesmo?
Portanto, os noivos devem incluir a escolha das alianças entre os seus afazeres. São tantos os modelos existentes –
foscas, anatômicas, quadradas, com diamantes… – que o casal, certamente, encontrará o par ideal e assim,
só faltará o famoso “eu os declaro marido e mulher” para que a união seja totalmente formalizada.
1- Existe moda quando o assunto é aliança?
Não, não existe um “modelo de aliança da moda”. Quando o assunto é aliança, o que vale é personalizar. Para isso o casal tem a opção de escolher um par fosco ou polido, com ou sem pedras, de ouro amarelo ou de ouro branco, etc. São tantas as opções que é difícil ficar sujeito aos modismos. É claro que sempre existem alianças que, em um determinado momento, agradam a um grande número de pessoas. Atualmente existe grande saída dos diversos modelos de fio quadrado anatômico e alianças com diamantes.
2- Modelos texturizados ou com alguma são bastante procurados?
É cada vez menos comum encontrarmos casais que optem pelo modelo tradicional de aliança. Isso porque todos querem ter uma peça única. Para isso optam por fosquear, misturar diferentes tipos de ouro, cravejar pedras, etc. A aliança feminina costuma ter um brilhante. No entanto, nada impede que sejam cravados mais brilhantes, inclusive na aliança masculina, se assim desejar o casal.
3- Existe algum tipo de aliança mais confortável?
Sim, as anatômicas são muito mais confortáveis. Esse tipo de aliança tem seu diâmetro interno abaulado, ou seja, internamente arredondado. Isso faz com que a jóia não aperte o dedo, garantindo maior conforto.
4- Polidas ou escovadas: quais as diferenças entre essas alianças?
A diferença entre elas é basicamente visual. As polidas são mais brilhantes e as escovadas, mais opacas. Atualmente, muitos casais escolhem alianças escovadas para fugir do tradicional modelo polido. Como esses dois tipos são feitos através de processos de acabamento, é possível que o casal modifique o modelo escolhido transformando alianças polidas em escovadas e vice-versa, tudo isso através de um simples e rápido polimento ou de um fosqueamento.
5- Existe uma relação entre a cor do ouro com a tonalidade da pele do usuário?
Não, tudo depende do gosto do casal. Há casais, por exemplo, que não gostam do ouro amarelo e por isso optam por utilizar o ouro branco. Existem também aqueles que encomendam modelos com dois ou três tipos de ouro (amarelo, branco e vermelho).
6- Há alguma recomendação especial para quem tem dedos grandes e grossos e para os dedos finos?
É preciso que o casal goste da largura da aliança, independentemente de qualquer tipo de recomendação. No entanto, para facilitar a escolha e para tornar o visual harmonioso, recomendamos que o casal opte pela proporcionalidade: mãos muito pequenas não costumam ficar bem com alianças muito pesadas. Já as mãos grandes, sobretudo as masculinas, pedem alianças mais resistentes. Além disso, dedos finos e longos combinam com qualquer tipo de aliança, enquanto dedos curtos e mais grossos não ficam bem com alianças muito largas, pois estas fazem os dedos parecerem ainda menores.
7- As alianças de platina são mais duráveis e mais caras em relação ao ouro?
Por se tratar de metais nobres, tanto o ouro quanto a platina apresentam grande durabilidade, principalmente quando o casal adquire a peça em um local confiável que preze pela qualidade de seus metais. Quanto ao custo, alianças de platina são realmente mais caras. Isso porque se trata de um metal mais denso, ou seja, mais pesado.
8- Qual a diferença entre alianças industrializadas e alianças confeccionadas artesanalmente?
Assim como roupas feitas por alfaiates, jóias confeccionadas artesanalmente têm acabamento diferenciado: cada peça é feita unicamente para atender ao gosto do casal que a escolheu. Isso permite que detalhes possam ser acrescentados a fim de tornar o modelo exclusivo e compatível com o orçamento do cliente, diferentemente das alianças industrializadas que não podem sofrer modificações.
9- Qual a diferença entre o ouro 14k, 18k e 24k?
O ouro 18k possui 75% de ouro puro e 25% de ligas metálicas (prata e cobre). Com isso o metal fica com a resistência necessária para a confecção da jóia. O ouro 14k apresenta menor pureza e é comumente utilizado nos Estados Unidos. Já o ouro 24k, apesar de ser o mais puro, é muito maleável e por isso não confere à peça a resistência necessária.
Fonte www.reisman.com.br