Segredinho da vovó.

Os convidados devem estar nesta sintonia com casamento na praia.

Além dos tecidos leves, recomenda-se ter uma sombrinha à mão para se aliviar do sol

e uma pashmina para se proteger do vento se a festa adentrar a madrugada.

Leques, até distribuídos pela noiva, são uma boa para aliviar o sol quente.

Veja algumas dicas.

Há dois tipos de casamento na praia. O “pé na areia” e aqueles organizados em salões, restaurantes e boates à beira mar. Segundo a estilista Patricia Bourgeaiseau, é bem comum que os convidados se atrapalhem na hora de escolher o visual, por isso, anote as dicas.

Como saber qual o estilo do casamento?
As convidadas devem seguir o padrão imposto pela noiva. Se ela decidir por um casamento na areia, é sinal de que espera um visual mais relaxado. Se a festa for em um salão, é possível seguir as regras usuais de um casamento da cidade.

Como descrever o dress code no convite?
Segundo a estilista Roberta Carlucci, o convite pode vir como “informal”, para as cerimônias ou festas na areia, ou “esporte fino”, para salões à beira-mar. Os noivos podem eleger uma cor, como fez Michele Campos, recomendando os tons de azul para todas as mulheres. O mais importante é informar-se sobre como os noivos estarão vestidos, para que o convidado siga a mesma linha. Como as cores e modelos serão mais leves, vale caprichar nos tecidos.

Como convidada, o que vestir?
Para o casamento na areia, o que se recomenda para a noiva é o vestido curto, com tecidos leves, sem véu e uma rasteira ou sapatilha. Para seguir o clima, as convidas podem optar pelos vestidos também curtos, mas coloridos, para dar espaço à cor clara do vestido da noiva. Estampa e lisos em laranja, pink e amarelo são bem-vindos.

Para o casamento no salão à beira-mar, se a noiva optar por salto e o noivo terno, os convidados devem seguir o padrão, mas sempre com opções de tecidos mais leves e cores mais claras, para ornar com a temperatura local.

O que as madrinhas e padrinhos devem vestir?
Se as convidadas podem optar pela estampa florida, as madrinhas devem ser um pouco mais discretas. Vale o vestido curto e a rasteira, mas os coloridos lisos são mais recomendados. O mesmo vale para os homens. Cerimônias na areia pedem noivos vestindo túnica, calça de linho e sandália de couro e os convidados podem seguir o visual despojado. Mas se ele estiver de terno, todos seguem esta linha – lembrando sempre que há roupa social em linho, algodão, em cores claras, que atendem melhor ao clima praiano.

O que vai no pé?
Rasteiras e sapatilhas são uma boa pedida para rituais na areia. Se o local permitir, um salto não muito alto também vale. Para os homens, a sandália de couro é a melhor opção. Dependendo do que a noiva liberar, as havaianas também são indicadas. A estilista Roberta Carlucci também recomenda os sapatos do tipo Anabela, para festas em chão firme – ou seja, as cerimônias e comemorações em salões à beira-mar.

Como escolher as cores?
Aqui também depende da noiva. Segundo Roberta, a maioria das pessoas ainda vê como gafe ir de branco a um casamento, principalmente se a noiva estiver vestida na cor tradicional. Só vale se a noiva casar com outra cor e recomendar o branco às convidadas. O preto também não é bem-vindo porque não harmoniza com a praia, que pede cores mais leves. Estão em alta berinjela, tons de azul, lilás, amarelo, mostarda, rosa e alguns tons de cinza mais claros.

Quais tecidos são recomendáveis?
Os tecidos nobres, porém leves: crepe, algodão, linho e seda são boas ideias.

Como deve ser a maquiagem?
Como os convidados estarão expostos ao sol e ao calor, o ideal é passar antes de tudo um protetor solar. Depois disso, uma base bem fininha e pó na “zona T” do rosto. “Uma ideia é usar blush creme, sombra clara, rímel e batom”, explica a maquiadora Naiana Prates. Com o iluminador, dá para fazer um ponto de luz no cantinho de dentro do olho para dar sinal de leveza. Evite sombra escura e muito pó.

E o penteado?
Não pense em nada rebuscado e esqueça os laquês. Tranças e arranjos de flores no cabelo, principalmente para a madrinha, são uma boa pedida. O chapéu não deve ser utilizado como parte do look. Pode servir apenas para aparar o sol, em momentos muito quentes – se no local ventar demais, ele pode se transformar em um incômodo. Presilhas tique-taque com flores dão um toque de verão ao penteado.

Fonte  www.delas.ig.com.br

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário