Noivo, flor na lapela.
Uma moda que veio pra ficar. Você não está esquecendo da flor na lapela do noivo, está?
Quem usa e por quê?
A flor na lapela é usada para diferenciar os personagens importantes do casamento: noivo, pai da noiva, pai do noivo, padrinhos. Se noivos e padrinhos estão com a mesma roupa, por exemplo, fraque ou meio fraque, a cor da flor do noivo deve ser diferente da cor da flor dos padrinhos – o noivo merece destaque especial. Se o noivo estiver com um traje, por exemplo fraque, e os padrinhos com outra traje, como por exemplo terno, a flor na lapela pode ser igual para todos – nesse caso a própria roupa já diferencia o noivo.
Especialmente hoje em dia em que muitos noivos e padrinhos tem optado por usar um bom terno ao invés de fraque, acho importante usar a flor na lapela, para diferenciá-los dos demais convidados.
A flor é sempre colocada na lapela esquerda do homem.
Qual flor usar?
Até alguns anos atrás só víamos noivos e padrinhos usando cravo. Pesquisei mas não achei exatamente uma tradição para ser cravo, a não ser pelo significado delas: amor leal, amor vivo.
Hoje em dia é normal usar outras opções de flores: rosa, mini callas, orquídea, jasmim, angélica, astromélia e até suculentas.
Dica: atenção ao cabinho da flor. Se for um muito fino ou “mole”, é mais fácil de quebrar, mais difícil de colocar na lapela do terno com um alfinete.
Se o noivo não quiser usar flor de jeito nenhum, não tem problema. Pode-se usar apenas um lenço no bolso. Lembrando que ou o lenço ou a flor. Os dois juntos é errado.
Fonte www.sounoiva.com.br/ Fernanda Floret
acreditem, quando casei há 11 anos, meu noivo usou um copo de leite (claro que era pequeno) rsrs, visto que a decoração foi muito simples, mas usamos copo de leite me tudo, mesa, bouquet…