Debutantes
Despojada ou chic, romântica ou radical. Para cada debutante um estilo. A personalidade, preferências e gostos pessoais permititirão estabelecer um estilo próprio para toda a organização, festa e cerimônia. Repertório, valsas, criação do texto, entre outros elementos que compõem um cerimonial ganham com isso força, sincronia e emoção.
Defina um orçamento e cerque-se de profissionais que possam por em pratica tudo que você idealizou. São muitos detalhes a serem vistos: decoração, espaço onde será realizada a festa, som e iluminação, vestidos, filmagens, fotos e quanto mais cedo começar melhor será o resultado final.
Cerimonial
A estrutura básica de um roteiro de cerimonial para 15 anos consiste na entrada da debutante, despedida da infância, primeira valsa, homenagens, coreografia e encerramento.
Nos dias atuais a criatividade permite desde a estilização, com cerimônias temáticas às mais informais onde o roteiro é planejado de acordo com o cotidiano da adolescente.
Recomendamos sempre a contratação de um profissional capacitado á organizar a Cerimônia, fazer os ensaios e acompanhar todos os detalhes da Cerimônia que seria o Cerimônialista ou Mestre de Cerimônia.
O cerimonial de 15 anos oferece bastante emoção para a ocasião. Ele é o responsável por determinar o tempo de cada etapa da festa. Tudo deve estar em sincronia e as amigas da debutante em conjunto com os cavalheiros de honra deverão tornar a comemoração inesquecível. Contratar uma assessoria especializada no tema talvez seja o ideal.
Quando começar a valsa, a aniversariante irá dançar com o cavalheiro escolhido e apagar as velas que estão nas mãos dos casais. No Brasil, na maioria das vezes, as amigas da debutante têm em média 15 anos de idade. Os cavalheiros geralmente têm entre 15 e 22 anos. O baile deve contar com uma linda valsa que também terá a participação do pai ou do namorado.
Assim que terminar a valsa, o responsável pelo cerimonial da festa de 15 anos deverá chamar os convidados para a pista de dança, além de manter a festa bem alegre. O cerimonialista é a pessoa mais indicada para fazer desta data uma noite única e memorável.
Os pais e a debutante precisam conversar previamente e decidir todos os detalhes cerca de oito meses antes da comemoração. É de grande valia indicar todos os itens em um contrato contendo sempre a assinatura dos responsáveis e do profissional. O responsável pelo cerimonial de 15 anos precisa alertar antecipadamente aos anfitriões qual o seu horário de entrada e de saída do evento.
Além de oferecer um toque de requinte e glamour à comemoração, o cerimonial de 15 anos é capaz de marcar passo-a-passo como irá decorrer o andamento da festa. A pessoa deverá ter uma boa dicção, ser elegante e usar um traje adequado ao estilo da celebração. A debutante é a estrela principal do evento. Por isso, ela precisa estar a par de todos os detalhes que envolvem a ocasião.
Vamos dividir a festa em três partes:
PRIMEIRA PARTE:
Este é o momento do coquetel ou jantar
a) Início: Recepção dos convidados ao som de música ambiente ou, o que torna o ambiente ainda mais elegante, ao som de música ao vivo, por exemplo, um saxofonista na porta de entrada do salão que também caminha entre as mesas.
b) Segunda recepção dos convidados após a recepção inicial: ao som de música ao vivo por exemplo, um quarteto de cordas ou teclado, sax/flauta, percussão e cantora/cantor
SEGUNDA PARTE:
1 – Abertura realizada por um Mestre de Cerimônia
2 – Entrada do Cortejo (familiares)
3 – Entrada dos Príncipes para apresentação
4 – Entrada das Damas de Honra
5 – Entrada da Debutante com a Anunciação de Clarins Triunfais
6 – Recepção pelo seu Príncipe de Gala
7 – Entrega de uma jóia que pode ser um anel, um colar ou pulseira, geralmente realizada pelo pai ou avô
8 – Troca do sapato (opcional)
9 – Passagem da boneca (opcional)
10- Telão (retrospectiva da vida da Debutante)
11 – Valsas (Momento do Cortejo com Violinos em Traje de Gala)
a) Primeira Valsa com o Pai
b) Segunda Valsa com avô – padrinho, irmão ou amigo, a depender da escolha da debutante
c) Terceira Valsa com seu Príncipe, para apagar as 15 velas
12 – Momento dos Parabéns
a) Corte do bolo
b) Brinde com champanhe
13 – Homenagens
a) Buquês (avós, madrinha, tias, “sogra”)
b) Arranjos de flores – músicas ou textos
14 -Entrega das lembrancinhas para os casais que dançaram a valsa
TERCEIRA PARTE:
Início do Baile ou melhor dizendo “Balada”
Lembramos que esta é a forma mais tradicional, mas tudo fica ao gosto da debutante.
Fonte www.suppidesigns.com.br