Risoto de Champignons

Segredinho da Vovó.

Veja que deliciosa receita a nossa leitora Fabiana nos mandou.

Cogumelos saborosos e nutritivos

Rico e nutritivo, o cogumelo comestível, também conhecido como champignon, é um ingrediente mais que especial na alimentação. Seu sabor inigualável proporciona um toque requintado à culinária, pois sua combinação transforma uma simples receita em um sofisticado prato.

Formada pelo Los Angeles Culinary Institute e pelo French Culinary Institute, em Nova York, a chef de cuisine Daniela Prosdócimo Caldeira, da La Table Gastronomie, de Curitiba, utiliza deste elemento para desenvolver receitas saborosas e altamente nutritivas. Uma delas é um risoto que leva três tipos de champignons – o porcini, Paris e shitake –, que é finalizada com um delicioso tuille de parmesão. Confira o passo a passo!

Risoto de Champignons com Tuille de Parmesão

Ingredientes

2 colheres de sopa de manteiga;

½ cebola picada;

2 dentes de alho picados;

50 g de champignon porcini seco (reidratados em 3 xícaras de água);

Caldo de legumes (500 ml aproximadamente);

1 bandeja de champignon de Paris laminado;

1 bandeja de shitake laminado;

2 xícaras de arroz arbóreo;

½  xícara de vinho branco;

2 colheres de sopa de nata fresca;

4 colheres de sopa de parmesão ralado;

2 colheres de sopa de salsinha picada;

Sal e pimenta a gosto.

Modo de fazer

Reidrate o champignon em água morna, reserve a água e pique os champignons. Em uma panela, derreta a manteiga e refogue a cebola e o alho. Acrescente os champignons frescos (Paris e shitake) e refogue. Quando estiver bem seco, adicione o champignon porcini e refogue, temperando com sal e pimenta fresca. Adicione o arroz arbóreo, deglace com o vinho e reduza pela metade. Peneire a água que reidratou os champignons e coloque na panela (descarte o fim que fica com um pouco de impurezas). Regue o risoto com caldo de legumes quente até ficar no ponto desejado (o tradicional risoto serve-se al dente). Acrescente a nata, o parmesão e a salsinha picada. Ajuste o sal e a pimenta e sirva com o tuille de parmesão.

Dica da chef para fazer o Tuille de Parmesão

Rale o queijo parmesão bem fino e salpique em uma frigideira antiaderente. Em fogo baixo, deixe que o parmesão fique como uma casquinha crocante e vire de lado. Doure do outro lado. Assim que sair da frigideira você pode dar um formato a ele, mas rapidamente, porque assim que sai do contato com o calor, ele fica rapidamente crocante.

Fonte www.latablegastronomie.com.br

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário