Molhos deliciosos.

Segredinho da vovó.

Veja que molhos deliciosos você pode fazer para aquela sua comidinha especial.

O molho que nasceu da necessidade de salgar, temperar por igual um alimento, passou depois a apenas “molhar” e complementar o alimento. Hoje o molho pode ser até mais importante do que o próprio prato. Foram os franceses os responsáveis por refinar e sofisticar a arte de fazer molhos. Abaixo, então, vão algumas receitas:

MOLHO BÉCHAMEL

– 100g de manteiga (4 colheres de sopa)
– 3 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo
– 1 litro de leite
– 2 dente de alho
– 2 folhas de louro
– 2 cebolas em fatias
– pimenta-do-reino branca moída a gosto
– noz-moscada ralada a gosto
– sal a gosto
Modo de preparo: Coloque em uma panela o leite, o alho, o louro, a noz-moscada, a cebola e a pimenta-do-reino. Leve ao fogo até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais 1 minuto. Retire do fogo, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos. Em seguida, coe a mistura em uma peneira de malha fina. Reserve.

Numa panela de fundo grosso, derreta a manteiga em fogo brando e polvilhe com a farinha. Deixe cozinhar, sem deixar ganhar cor, até aparecer à superfície uma espuma esbranquiçada e o preparado desagregar-se -a essa base se dá o nome de roux.

Tire a panela do fogo. Adicione o leite (aos poucos) sem parar de mexer com um batedor de arame (fouet) ou uma colher de pau até que o leite e o roux se incorporem. Cuide para que não empelote. Coloque o sal.

Volte ao fogo baixo e cozinhe, sem parar de mexer, por mais 10 minutos ou até obter um creme.

Desligue o fogo, acerte o sal e acrescente a noz-moscada, misturando bem.

Dicas:
– Se, apesar de todos os cuidados, o molho empelotar, bata-o no liquidificador até ficar homogêneo ou passe-o por uma peneira.

– Se o molho não for usado imediatamente, retire-o do fogo e deixe amornar levemente. Em seguida, passe sobre a superfície um pedaço de manteiga espetado em um garfo. Assim, evita-se a formação de uma película dura na superfície do molho. Quando o molho bechamel estiver completamente frio, cubra a panela com filme plástico e coloque na geladeira.

– Um bom béchamel temperado com noz-moscada e queijo parmesão ralado é indispensável na tradicional lasanha. Pode ser utilizado também para cobrir legumes e gratinar. Ou sirva o béchamel temperado com mostarda com peixes assados ou fritos. Neste caso, tempere com ervas frescas bem picadas.


MOLHO ALLA PUTANESCA
(Para 250 gramas de massa)

– ½ xícara de azeitonas pretas picadas
– 3 colher (sopa) de manjericão picado
– 4 colher (sopa) de salsinha picada
– 1 colher (sopa) de alcaparras
– 2 colher (sopa) de azeite
– 3 filés de anchova em conserva lavados e picados
– sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
– 1 lata de puré de tomate
– 1 dente de alho picado
– 1 lata de atum
– 1 cebola picada

Modo de preparo: Levar o azeite ao fogo, juntar a cebola, alho picado e deixar dourar, acrescente a anchova e amassar bem, juntar as azeitonas, alcaparras, atum e mexer por uns 3 minutos. Adicionar o puré de tomate, temperar com sal, pimenta moída, tampar e deixar cozinhar. Quando o molho estiver encorpado, juntar a salsinha e manjericão.
MOLHO À MATRICIANA

– 2 ou 3 cebolas em fatias (250 gramas)
– ½ xícara de (chá) de pimentão verde picado
– 1 colher de (sopa) de manteiga
– 100 gramas de bacon picado
– 1 colher de (chá) de açúcar
– 1 colher de (sopa) de óleo
– 1 lata de purê de tomate
– 1 folha de louro
– sal a gosto
Modo de preparo: Aqueça o óleo e a manteiga, junte os pedaços de bacon e refogue, sem deixar fritar. Acrescente as cebolas, o pimentão e frite. Por último, junte o purê, ¼ da medida (lata) de água, o louro e o sal, e deixe ferver por 5 minutos. Sirva sobre macarrão penne, cozido e com bastante queijo ralado. Rendimento: 5 a 6 porções.
MOLHO À BOLONHESA

– 1 quilo de molho de tomate comprado pronto)
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
– 500 gramas de carne moída
– 1 cebola picada

Modo de preparo: Em uma panela, fritar o azeite, o alho e a cebola por 5 minutos ou até dourar levemente. Acrescentar a carne e refogar por 10 minutos, mexendo de vez em quando. Adicionar o molho de tomate, sal, pimenta e misturar. Cozinhar por 20 minutos, mexendo de vez em quando. Retirar e servir.

Fonte Jornal Gazeta do Povo/Conversa Temperada

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário