Dicas, brincadeiras infantis.
Segredinho da vovó.
Você vai dar uma festa para seu filho,que tal essas brincadeiras para alegrar as crianças.
1-Pega-pega
Nessa brincadeira, as crianças aprendem noções de espaço e tempo.
Ou seja, se devem correr mais depressa ou devagar, se devem ir para a esquerda ou a direita, para a frente ou para trás.
Também é chamada de pique-pega em algumas regiões do Brasil.
2-Esconde-esconde
Contar até dez e achar o amigo escondido. Típica brincadeira que integra várias crianças,
desenvolve a criatividade e faz o tempo passar de forma divertida.
Ao ar livre, as possibilidades de esconder são um desafio a mais que a criança vai adorar superar.
3-Estourar bexigas d’água
Perfeita para aqueles dias de calor em que a casa está cheia de crianças.
Leve-as para o quintal ou o playground e distribua as bexigas d’água. Vai ser a maior alegria
4- Apostar corrida
O que ele vai adorar mesmo é ganhar de você. E, dependendo da idade, isso fica bem fácil.
Vocês podem inventar várias modalidades, desde uma corrida normal, andar rápido (sem correr),
em um pé só, até as versões com cara de gincana: olhos vendados (se o lugar permitir), de mãos dadas, de costas, fazendo polichinelos e por aí vai.
E, claro, ele vai aprender isso e repetir com os amigos.
5-Amarelinha
Ótimo para desenvolver a noção de respeito às regras e aprender a esperar pela vez. A amarelinha também é conhecida como macaca, xadrez, avião, maré, sapata e casco em outras regiões do país. A mais tradicional, porém, é aquela feita no chão com auxílio do giz, conforme os passos abaixo:
1. Cada jogador precisa de uma pedrinha.
2. Quem começar joga a pedrinha na casa marcada com o número 1 e vai pulando de casa em casa, partindo da casa 2 até o céu.
3. Só é permitido pôr um pé em cada casa. Quando há uma casa ao lado da outra, pode pôr os dois pés no chão.
4. Quando chegar no céu, o jogador vira e volta pulando da mesma maneira, pegando a pedrinha quando estiver na casa 2.
5. A mesma pessoa começa de novo, jogando a pedrinha na casa 2.
6. Perde a vez quem:
· Pisar nas linhas do jogo
· Pisar na casa onde está a pedrinha
· Não acertar a pedrinha na casa onde ela deve cair
· Não conseguir (ou esquecer) de pegar a pedrinha na volta
7. Ganha quem terminar de pular todas as casas primeiro.
Fonte /revistacrescer.globo.com