Noivas, escolhendo o convite.

Publicidade

Publicidade

Segredinho da vovó.

O convite do seu casamento deve ser bem pensado, pois ele será o cartão de entrada do seu grande dia, então capriche na escolha.

o s  c l á s s i c o s

Os convites mais clássicos são confeccionados geralmente em papel branco (opaline, vergê e uma grande variedade de papéis importados e nacionais) com envelopes com o monograma em relevo seco.

Tradicionalmente, quanto mais formal a cerimônia, maior o convite, mas reza o bom senso que não devem ultrapassar os 18×25 cm.

o s  i n o v a d o r e s

Para os que gostam de inovar, por que não tentar convites em materiais diferentes? Imagine seu convite impresso em um papel feito artesanalmente utilizando pétalas de rosas, ou a partir de fibras de folhagens do campo, simplesmente dobrados e presos por lacres com o seu monograma.

Ou ainda, convites em papéis de coloridos, com envelopes forrados em tons mais fortes. Existem no mercado uma infinidade de fornecedores que trabalham com envelopes com cortes e rendados, monogramas em folha de ouro, sinetes e lacres personalizados e papéis artesanais dos mais variados padrões e cores.

Também as impressões não precisam ficar presas ao tradicional preto. As gráficas dispõem de uma enorme variedade de cores que permitirão que você faça, por exemplo, a impressão combinando com os detalhes de cores que você escolheu como cor tema de sua festa.

t e x t o  i n t e r n o:

A forma clássica e tradicional de se imprimir o texto interno:

Comece o convite com os nomes dos anfitriões da festa. Tradicionalmente quem oferecia a festa era a família da noiva, mas hoje em dia as despesas são divididas entre as duas famílias. Neste caso, o nome dos pais da noiva vêm na parte superior esquerda e o nome dos pais do noivo na parte superior direita (não é necessário se colocar o nome do pai ou da mãe que sejam falecidos acompanhados da frase in memorian, a não ser que o fato tenha ocorrido recentemente). logo abaixo a frase “têm a honra de convidar para o casamento de seus filhos” (para cerimônias mais formais) ou “convidam para o casamento religioso de seus filhos” ou ainda “têm o prazer de convidar” (para cerimônias mais informais) o nome da noiva e do noivo. a data, o horário e local (igreja e recepção) . Ex.: Que será realizado às dezenove horas do dia vinte e três de maio do ano dois mil, na igreja Nossa Senhora do Carmo, à rua Brasil, 2020. Após a cerimônia os noivos estarão recepcionando os convidados no Buffet Américo, à rua Monomono, 0000 datas, horários e endereços deverão estar por extenso. fechando o convite, na parte inferior devem vir os endereços da noiva (à esquerda) e do noivo (à direita).

Ao convite devem ser anexadas informações como mapas e aviso de convênios para estacionamentos.

Esta é a forma clássica, mas se vocês forem um casal arrojado tudo pode ser inovado. Poderão começar, por exemplo, com o nome dos noivos em tamanho bem maior e o texto em forma corrida. Mas lembre-se que deve prevalecer o bom gosto.

s u b s c r e v e n d o  o s  c o n v i t e s

Os envelopes deverão ser subscritos, de preferência, à mão por um calígrafo. Mas hoje em dia existem recursos de impressora que utilizam uma tipologia muito próxima à dos calígrafos, com opções de cores diferenciadas que podem combinar com a cor da impressão interna, caso você tenha optado por outra cor que não o preto ou cinza (verde musgo, vinho, azul, marrom, sépia, etc).

Use sempre nomes completos (nem apelidos e nem abreviações). Pronomes de tratamento (Sr., Sra., Srta.) devem ser utilizados de forma abreviada. Dependendo do caso, os títulos também poderão ser utilizados como Reverendo, Rabino, Pastor, Major, Coronel, etc. (por extenso) Para convidar um homem use Sr. Afonso Martins Para convidar uma senhora use “Dona” Quitéria Aparecida Silva e nunca Sra. Quitéria Aparecida Silva Para convidar um casal coloque Sr. Afonso Martins e Sra. Para família com filhos pequenos Sr. Afonso Martins e família. Se os filhos forem maiores de idade, faça convites individuais.

Os convites deverão ser entregues em mãos com uma antecedência de 45 a 30 dias. Caso você tenha que enviá-lo pelo correio, coloque-o em um outro envelope, mas não deixe de telefonar avisando. Atualmente existem empresas especializadas que fazem a entrega protocolada. É uma forma de se driblar a parte mais trabalhosa dos preparativos.

Ao encomendar os convites, inclua no pedido os cartões das lembrancinhas, os cartões de agradecimentos e, se necessário, os cartões com mapas ou avisos de estacionamento.

Fonte //www.mundomulher.com.br/www.portaldasnoivas.com.br

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário