Dicas, preparando um coquetel

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Segredinho da vovó.

Veja aqui como organizar um coquetel para sua festas.

Ao organizar um coquetel é preciso considerar alguns aspectos:

1) objetivo claro – Sempre existe um motivo que deve ser declarado aos convidados em convite impresso ou verbalmente: lançamento de livro ou disco, abertura de exposição, confraternização, boas-vindas ou despedida, homenagem etc.
2) patrocínio – Deve ser oferecido por pessoa física ou jurídica e não “por adesão”. Quem está convidando é que paga.
3) convidados – A critério de quem convida. Grupos menores, mais homogêneos. Maiores, podem ser mais heterogêneos. Convites impressos que pedem confirmação de presença devem ser respondidos dentro de quarenta e oito horas. Se a resposta for negativa acrescenta-se, com gentileza, a razão que impede a ida.

4) horário – Em geral o coquetel acontece após o horário de trabalho. São suficientes duas horas de duração. Pode-se ampliar por mais trinta minutos o serviço. Depois disso, os anfitriões não têm mais obrigação de servir bebidas e alimentos. Como convidado, respeite o horário estabelecido no convite: não saia após a hora estipulada para o final do encontro.
5) local – Procure um espaço onde as pessoas fiquem próximas, na mesma sala, e coloque poucos assentos para que elas fiquem em pé e se movimentem entre os grupos. Só coloque mesas de apoio, sem cadeiras à sua volta. Circulem, circulem, circulem … pois não é adequado monopolizar a atenção de alguém o tempo todo.
6) comidas e bebidas – O serviço deve ser volante, isto é, garçons e/ou copeiros circulando entre as pessoas para servi-las.

A bebida coquetel, que deu nome a este tipo de reunião, raramente é servida de forma individualizada pois idealmente precisaria de um barman especialista, preparando com cuidado cada copo artesanalmente, o que é difícil em reuniões de grande porte.

Serve-se vinho, champanhe, uisque e coquetéis preparados em quantidade maior. Sem álcool: coquetéis de frutas, sucos, refrigerantes e água mineral com e sem gás.

As comidas devem ser pequenas para serem colocadas inteiras na boca, de uma só vez.

As pessoas se servem de apenas uma peça, segurando-a diretamente com a ponta dos dedos polegar, indicador e médio. Na outra mão segura o copo e um pequeno guardanapo para limpar os dedos. Frutas secas podem ser postas em vasilhas sobre mesas de apoio. O mais deve ser oferecido pelos copeiros e garçons: pequenos sanduíches, empadas, pastéis, croquetes, quiches, queijos, azeitonas, torradas com patês etc. Pegam-se as azeitonas também com os dedos para levá-las à boca. Se elas tiverem caroço, este deve ser retirado da boca com a mão e colocado em recipiente apropriado, que deverá estar sobre as mesas de apoio.

7) música – Sempre em volume mais baixo que as vozes, seja gravação ou ao vivo, quando estiver apenas como fundo musical. Se ela for o motivo principal do evento, pede-se atenção durante sua apresentação, que não deve ser muito longa.

Estas são algumas sugestões, detalhes importantes que, somados ao bom humor e à alegria de quem recebe, colaboram para o sucesso do encontro.

Fonte /www.etiquetasocial.com.br/

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Andrea Beatriz

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