Princípios básicosCom seus gabinetes super finos, versatilidade excepcional e desempenho surpreendente, os televisores digitais LCD e de plasma grandes oferecem a melhor experiência de visualização. Esses televisores tela plana widescreen são tão finos e leves que podem ser montados na parede, o que jamais poderíamos fazer com um televisor CRT grande ou um de projeção. A imagem das telas LCD e de plasma oferece resolução e detalhes excepcionais, que geralmente vêm acompanhados de recursos adicionais para aprimorar ainda mais a qualidade da imagem.

Praticamente, todos os televisores LCD e de plasma maiores que 32 polegadas estão prontos para alta definição, ou seja, podem suportar a programação em alta definição fornecida por um receptor HD externo, e muitos possuem sintonizadores HD integrados, de modo que não há necessidade de acrescentar essa caixa externa para aproveitar os benefícios do conteúdo em alta definição.

Os televisores tela plana não estão agitando o departamento de telas grandes, já que esses monitores tecnologicamente avançados também estão disponíveis em tamanhos menores. Como os monitores de plasma geralmente não são fabricados com menos de 32 polegadas, virtualmente, todos os monitores tela plana nessa faixa são modelos LCD.

Além da imagem e da funcionalidade excelentes, esses televisores tela plana menores podem ser montados na parede, além de se encaixarem nos espaços em que os aparelhos CRT tradicionais não cabem. Muitos dos modelos maiores estão prontos para alta definição, e outros ainda incluem sintonizadores HD integrados para exibir conteúdo em alta definição sem a necessidade de um receptor HD externo. Ao mesmo tempo, esses televisores geralmente podem servir como monitores de computador, o que não seria surpresa, já que o LCD é a tecnologia atual de visualização do conteúdo do computador.

Então, que formato é melhor, plasma ou LCD? Essa é uma questão de tendência. A decisão entre os dois geralmente é uma questão de preferência do usuário, e as diferenças entre plasma e LCD estão diminuindo a cada ano. Os televisores de plasma possuem telas de 70 polegadas ou mais, enquanto os LCD atualmente chegam a cerca de 45 a 50 polegadas, embora à medida que a tecnologia evoluir, surgirão no mercado televisores LCD maiores. Dizem que os plasmas normalmente têm uma qualidade melhor de imagem e níveis de preto, embora os monitores LCD de tamanho similar geralmente possuem resolução maior que seus semelhantes de plasma. Ao contrário dos LCD, os monitores de plasma podem deixar a tela marcada devido à imagem estática, como a barra de status de um vídeo game ou a barra dos canais de notícia, mas o risco pode ser reduzido por várias funções internas de prevenção. Os televisores de plasma geralmente são mais baratos que os monitores LCD de mesmo tamanho, mas o custo do LCD está caindo mais rápido que o do plasma.

Deve-se observar que, embora alguns aparelhos possam ser chamados de HDTV ou prontos para alta definição, eles não são capazes de exibir totalmente sinais 720p ou 1.080i, os dois padrões HD atuais conhecidos. Por exemplo, um televisor LCD com uma resolução original de 1.280X720 pode suportar um conteúdo de 720p sem conversão, mas um sinal de 1.080i deve ser reduzido proporcionalmente para caber na tela. Além disso, alguns aparelhos (especialmente plasmas) não são tecnicamente HDTVs, mas EDTVs (TV de definição melhorada), capazes de exibir no máximo 480p. Os sinais HD reais devem ser adaptados, o que custa uma certa resolução, mas a imagem ainda é significativamente melhor do que qualquer imagem conseguida com um televisor analógico padrão.

Os monitores de plasma e LCD eram extremamente caros para a maioria das pessoas até há alguns anos, mas os preços têm caído com rapidez. Com os avanços da tecnologia e os aperfeiçoamentos adicionais no processo de fabricação, esses televisores topo de linha estão se aproximando rapidamente da faixa de preço da maioria dos consumidores.

Como comprar A principal regra ao comprar televisores é procurar a maior tela que você possa pagar, mas o excesso de recursos disponíveis nos televisores tela plana grandes pode fazer o preço dos aparelhos de mesmo tamanho variar centenas ou, até mesmo, milhares de dólares. A melhor estratégia é determinar os recursos de que você precisa, separar uma quantia aproximada que pretende gastar e pesquisar os aparelhos disponíveis.

Ao comprar um televisor LCD ou de plasma (ou qualquer televisor), é importantíssimo que você teste os aparelhos escolhidos na loja ou em qualquer outro local. As unidades do mostruário geralmente têm o ajuste do contraste no máximo, por isso, certifique-se de ajustar as definições da imagem adequadamente. Recomenda-se levar junto um DVD, pois assistir a uma imagem com a qual você já está acostumado lhe dará uma idéia da qualidade de imagem do televisor.

Se assistir a uma programação em alta definição for sua idéia principal, a melhor opção é adquirir um televisor LCD ou de plasma com um sintonizador HD integrado. Tenha em mente de que talvez você precise atualizar seus serviços de TV a cabo ou via satélite para receber o conteúdo em alta definição, ou precise instalar uma antena HD externa. Se você ainda não estiver preparado para isso, um aparelho pronto para alta definição permitirá que você faça atualizações futuramente.

Os recursos principais a serem considerados são as conexões, como a DVI (interface visual digital) e a HDMI (interface multimídia de alta definição), que fornecem uma ligação digital para digital não comprimida entre um televisor digital e um DVD player com a função progressive scan ou um receptor HD externo. Com um slot CableCARD e o cartão correspondente (fornecido pelo provedor da TV a cabo), um televisor pode exibir certos conteúdos sem a necessidade de um receptor de cabo.

Fonte http://compras.hsw.uol.com.br/por Publications Ltd. – traduzido por HowStuffWorks Brasil.