Dicas, maquiagem

Publicidade

Publicidade

Com o dia-a-dia agitado, quase não sobra tempo para se dedicar aos cuidados com a aparência. Uma forma de driblar o problema é investir em soluções práticas, como as maquiagens multifuncionais, que aliam substâncias que tratam a pele aos efeitos desejados para embelezar o rosto.

A tendência é uma aposta para satisfazer a mulher moderna. Não é à toa que as empresas de cosméticos têm investido em base, sombra, rímel, batom e outros produtos com mais de uma função, como hidratação, antienvelhecimento e proteção solar. A marca Mary Kay, por exemplo, possui 95% de sua linha com produtos multifuncionais. “Essa idéia aumentou principalmente no último ano. No mercado brasileiro, existem muitas opções assim, que realmente são confiáveis. Podem substituir os outros cosméticos quando adequadamente prescritos”, diz a dermatologista Célia Kalil, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A médica alerta que é importante tomar alguns cuidados na hora de escolher tanto maquiagem quanto cremes com mais funções. Não adianta, por exemplo, comprar um hidratante ou base com filtro solar de fator abaixo de 15, porque não estará protegida dos efeitos nocivos do sol. “Abaixo disso, não faz diferença. Tem de ser acima de 15. Dependendo da pessoa e do local que está, deve ser reaplicado novamente a cada duas ou quatro horas.”

Vale lembrar também que a pessoa precisa levar em conta o seu tipo de pele e idade. “O uso de produtos contra rugas por jovens não traz malefícios, mas também não tem efeito algum. Ou seja, pagou mais caro por algo que não muda nada para ela”, explica a dermatologista.

Dicas
Maquiagens com efeito Cinderela ou lifting – de levantamento temporário – são um boa aposta para festas e eventos. Fique atenta às embalagens, que indicam por quanto tempo mantêm o rosto firme. Geralmente, variam de duas a oito horas. “Gosto de aplicá-las com os dedos, massageando suavemente. Assim, cobrem melhor as imperfeições”, recomenda o maquiador oficial da Natura, Marcos Costa.

As jovens que querem atenuar as linhas de expressão têm de tomar cuidado para não prejudicar o look. “Se a maquiagem com atenuador de rugas for muito densa, pode ficar artificial”, alerta o profissional.

Que tal dar uma mãozinha para o resultado das maquiagens multiuso? Costa dá a dica de não carregar no pó, porque evidencia as rugas. “Dependendo do grau da olheira, uso corretivo rosado, um pouco de base e um pouco de pó por último. No caso de sulcos labiais, uso lápis para contorno de boca, que pode preencher as marcas.”

Algumas dicas especiais.

A Avon oferece a base Renew Base Transformadora Intensiva FPS 15. Além de filtro de proteção solar, promete produzir elementos de sustentação da pele. Indicada para mulheres a partir de 30 anos.

A Base Extremo Conforto FPS 15 Candeia, da linha Natura Diversa, combina cor e tratamento em um só produto. Sua fórmula regula a oleosidade, hidrata as áreas mais ressecadas por até 12 horas, tem proteção solar e previne envelhecimento. Disponível em cinco tonalidade

O corretivo Age Defying Concealer com Botafirm, da Revlon, além da proposta de suavizar imperfeições, possui combinação de complexos botânicos e hexapeptídeos, para ajudar a minimizar as linhas de expressão e rugas. Nas tonalidades: Light, Medium e Médium Deep.


A sugestão da Mary Kay é o Hidratante Tonalizante para o rosto com FPS 20, que tem três funções: hidratar, proporcionar efeito de base e proteger contra os raios UVA e UVB

A base Fond de Teint, da Bergère, tem filtro de proteção solar fator 2. A fórmula também conta com jojoba e elementos hidratantes. De acordo com a empresa, o produto proporciona acabamento aveludado e natural.

Fonte Site Terra-Patricia Zwipp

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário