Dicas.
1- Feijão para aquecer e tirar algum cheiro dele, colocar mais água coloque sobre a panela uma forma com vinagre, deixando uma fresta entre a forma e a panela. Deixe ferver, assim o vinagre absorve o gosto e o cheiro do feijão.
2- Quando cozinhar demais o macarrão, pode virar um macarrão de forno. Você junta seus ingredientes favoritos, acrescenta mais molho e coloca para gratinar.
3- Lá no fundo da geladeira está aquele saquinho esquecido com legumes. Nada de jogar fora. “Com eles, você pode fazer uma conserva, tipo antepasto. Basta grelhar os legumes e depois temperar com ervas, azeite, vinagre e sal. Essa receita é ideal para ser servida com torradas ou pães”. Se forem pepinos, a melhor opção é fazer um picles. E é simples. “Corte o pepino em rodelas e misture um copo de vinagre e um copo de açúcar para ferver. Esse caldo tem que cobrir todo o pepino no recipiente”.
4- Abacaxi azedo. Difícil saber antes de descasca se seu abacaxi está ou não docinho. A ideia da chef para o caso de não estar é bem simples. “Corte em fatias, salpique açúcar e dê uma passada em uma panela ao fogo, para formar um tipo de caramelização. Adoça e disfarça o ácido”.
5- Arroz Queimado. Quanto antes você perceber, melhor. “Assim que descobrir o desastre, coloque água fria em uma fôrma e deixe a base da panela dentro dela até que esfrie”. Assim, você paralisa o cozimento e pode aproveitar a parte superior, antes que o cheiro e gosto ruins tomem conta de toda a panela.
6- Para as carnes que por descuido foram muito assadas e estão ressecadas, é fácil. Corte-a em tiras bem finas e faça um molho ou um cozido. “A receita pode ser servida de várias formas: com massas, arroz ou pães. E você pode adicionar legumes”, ensina ela que diz que a mesma dica vale para aquelas carnes que sobraram da refeição anterior, e também já não estão molhadinhas.
7-Salgou demais o feijão
Não percebeu e salgou demais? Coloque uma batata inteira e descascada no feijão e mais água. “Deixe ferver até que a batata esteja cozida por inteiro, sem que desmanche. Depois é só retirar a batata. É importante verificar se o feijão continua temperado, pois, às vezes, a batata absorve tudo”.
Fonte IG Gourmet Andreia Sanches