Corte a manteiga em cubos. Coloque a farinha, fermento e sal em um plano de trabalho. Acrescente o açúcar e faça um “vulcão”. Coloque os cubinhos de manteiga e com uma faca corte-os dentro da farinha. Quando não conseguir mais cortar, continue trabalhando a massa com a ponta dos dedos até obter a consistência de areia grossa. Forme o “vulcão” novamente e acrescente as gemas e o ovo.
Ligue a massa, embrulhe em plástico de leve à geladeira por 20 minutos. Corte a goiabada em cubinhos e leve ao fogo em uma panela para derreter. Misture bem e deixe esfriar. Retire 2/3 da massa e abra entre dois sacos plásticos levemente enfarinhados com a espessura de ½ cm aproximadamente, forre o fundo de uma assadeira de 30×20 cm. Cubra a massa com a goiabada mole deixando uma borda de 1 cm.
Abra o restante da massa da mesma maneira e com uma carretinha ou faca corte tiras de 2 cm de largura. Vá colocando as tiras sobre a torta para fazer um quadriculado, corte as pontas e com outra tira, circule a torta cobrindo a borda de 1 cm que ficou reservada quando a goiabada foi espalhada. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 25 minutos ou até a torta estar dourada. Espere esfriar e sirva.