Natal.
Segredinho da vovó
O Natal e o Ano Novo são então os principais acontecimentos que nos permitem dizer que as cores e as luzes são sinônimos de vida e de alegria.Então a partir de hoje em nosso site traremos receitas para a comemoração dessas festas.Começando com algumas curiosidades.
Fonte Porta Terra
1- A maioria dos símbolos do Natal têm origem nos druidas, os sacerdotes dos celtas. O termo druida significa “carvalho”, mas também mago e encantamento. Eles eram sábios especialistas em medicina natural e filosofia.
2-Também o costume de pendurar nas portas os enfeites de vegetais tem a ver com a tradição celta de pendurar visco sobre a porta, que era considerado extremamente mágico e conferia poderes a quem o usasse na data do solstício. Os druidas cultuavam as árvores, daí a origem da Árvore de Natal.
3- A tradição do uso do vermelho e do verde no Natal remonta aos festivais do solstício.
4- O verde é a cor das verduras, que têm uma grande importância na decoração. O vermelho apareceu por causa do azevinho. Este arbusto dá-se ao longo do inverno e cobre-se de bagas vermelhas. Diz-se que o nascer das suas bagas simboliza Cristo.
5- O vermelho é também uma das chamadas cores quentes, que no frio do inverno dá a sensação de aquecimento e apela aos sentimentos mais nobres do coração – sinônimos do Natal.
6- No Cristianismo, o branco é a cor litúrgica por ser a mistura de todas as cores, síntese de todas as luzes, ou seja, o Cristo que veio para todos. A celebração do Natal atesta a crença da Igreja nas dimensões divina e humana de Jesus.
7- A verdadeira árvore de Natal é o pinheiro, por ser uma árvore que nunca perde as folhas, sendo considerada no Cristianismo o símbolo da vida. Por isso é enfeitada para receber a verdadeira vida, o Cristo. Assim como o pinheiro, Jesus está sempre manifestando e comunicando a vida em qualquer situação. Com a árvore de natal é manifestada a alegria pela vinda de Jesus.
8- Papai Noel tem uma relação direta com o Pai (Deus) em sua versão Noel. El é o sufixo hebraico que designa a maioria dos anjos e é relativo à séfira Hesed (Misericórdia).
Fonte Portal Terra