Formatura, comissão.

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1- Para representar uma turma de até 30 estudantes, a comissão de formatura pode ser composta por cinco alunos, que assumiriam os cargos de Presidente, Vice-Presidente, Tesoureiro e (primeiro e segundo) Secretários.

2- Reunir formandos de vários cursos é uma ótima idéia para diminuir o investimento financeiro que será feito por cada aluno, pois quanto maior o número de estudantes, menor é o custo individual da comemoração.

3- No  3º ano do curso, deve-se organizar a comissão de formatura, pois este período é suficiente para arrecadar dinheiro (por meio de mensalidades, rifas ou festa) e reservar os locais desejados.

4- A primeira ação é verificar se as empresas contratadas são idôneas. Para isso, é indicado pedir a certidão negativa de cada companhia além de buscar referências e indicações de turma que tenham se formado anteriormente.

5- Para evitar erros de ortografia e atraso na entrega dos convites, o ideal è que isso seja feito um ano antes das celebrações

6- Por meio de assembléias, a comissão de formatura verifica com os formandos quais eventos farão parte da celebração.

7- A cerimônia de colação de grau é aberta ao público e, portanto os convites individuais não são necessários.

8- O orador é um  um formando eleito pela turma para representá-la por meio de um discurso que narre a trajetória dos estudantes desde o ingresso no curso até o momento da formatura.

9- O patrono é uma autoridade ou um professor considerado como referência na área de atuação dos formandos. Já o paraninfo é o “padrinho” da turma, alguém bem próximo dos alunos.

Fonte Uol

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Andrea Beatriz

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