Dicas de chocolates.
Segredinho da vovó.
Os principais componentes do chocolate são a massa de cacau e a manteiga de cacau, uma gordura leve e amarelada. Os diferentes tipos de chocolate contêm proporções variadas destes ingredientes: açúcar, estabilizantes, flavorizantes e, eventualmente, leite em pó e/ou condensado.
Os melhores chocolates contêm uma elevada proporção tanto de massa de cacau como de manteiga de cacau. Como os diferentes tipos de chocolate produzem resultados diversos na culinária, é importante usar o tipo especificado na receita.
Variedades mais comuns:
O chocolate deve ser avaliado a partir de cinco itens: apresentação, aroma, tato, percepção e sabor. Aprenda mais.
Apresentação
A cor deve ser uniforme e não necessariamente escura. A superfície deve ser homogênea e brilhante. O chocolate deve ser fácil de partir, mas se estilhaçar é sinal que está muito seco. Se, ao contrário, resistir ao ser partido, significa que é gorduroso.
Aroma
Deve ser levemente adocicado, mas não excessivamente doce.
Tato
O chocolate de boa qualidade já começa a derreter quando segurado com as mãos.
Percepção na boca
O chocolate de melhor qualidade deve ficar bem fino na boca, liso (sem sinal de granulosidade) e deve derreter rapidamente.
Sabor
O sabor básico é um amargor e um resíduo (bem longe) de ácido. Uma pequena pitada de sal é percebida, o que ajuda a liberar os aromas de cacau.
Conselhos de compra e conservação
Quando comprarmos chocolate devemos observar que não tenha amolecido, sua superfície deve ser lisa e homogênea. Qualquer deformidade da vasilha, amolecimento ou presença de manchas de chocolate no exterior da vasilha é motivo para rejeitar o produto. Deve apresentar uma cor, cheiro e sabor próprio do tipo de chocolate.
O de boa qualidade deve ser amargo, marrom brilhante e se quebrar com facilidade. Sua qualidade está relacionada a seu menor conteúdo de açúcar, segundo os especialistas. Quanto maior for o conteúdo em gordura de cacau, melhor.
Não deve se confundir com o “sucedâneo de chocolate” que, embora de aspecto parecido, ao contrário do chocolate, ao invés de gordura de cacau leva outras gorduras vegetais.
A temperatura ideal de conservação está entre os 5° e os 15° C em um lugar fresco, escuro e seco. Se não se vai consumir de maneira imediata se pode conservar na geladeira por até 6 meses. Também se pode congelar, conservando bem seu sabor, mas ao descongelá-lo costuma apresentar uma mudança de cor na superfície.
Propriedades nutricionais
O chocolate é muito nutritivo: aporta um pouco de proteína, carboidratos e alguns minerais. Por seu conteúdo em fibra, ajuda a tirar o apetite, exercendo um efeito saciante. Reforça o sistema imunológico e melhora a agilidade mental. Eleva os níveis de serotonina e endorfina, provocando uma sensação relaxante e de bem-estar.
Fonte Uol