Dicas, jantar festivo.

Dicas, jantar festivo.
Publicidade

Segredinho da vovó.

Veja como organizar um jantar para receber os amigos.

Um ponto importante, sempre que você convida uma pessoa para sua casa é para que ela se sinta bem. O objetivo de fazer uma refeição mais especial é de homenagear seus convidados, se você acredita que é alguém que pode se sentir menosprezado ou intimidado com a formalidade, não faça. A idéia é que seu convidado saia se sentindo um rei, e não constrangido porque não sabe que garfo usar primeiro. Pelo outro lado, você foi convidado e não sabe bem por onde começar, se for amigo mais íntimo, pergunte com bom humor, brinque; se é uma pessoa mais tímida, faz cara de paisagem e observe o que os anfitriões fazem, pronto! Às vezes a gente esquece, ninguém nasce sabendo.

Mas os anfitriões precisam saber.

Em um jantar formal, até a ordem dos convidados na mesa obedece a um protocolo que considera a idade, sexo, nível de instrução e importância das pessoas. Mas vamos simplificar nossa vida? Essa parte a gente deixa de lado um pouquinho e vamos considerar que todos nossos convidados tem igual importância, o que francamente, para mim é verdade. Muito bem, de uma maneira ou de outra, é sempre a anfitriã quem senta primeiro à mesa e quem define a hora de levantar.

Portanto, anfitriã, sente-se e encaminhe os convidados aos seus locais. As pessoas gostam que alguém defina onde elas devam se acomodar, elas não querem tomar essa decisão.

Agora, por exemplo, muitas vezes sou eu quem servirá o jantar e preciso me locomover. Nesse caso, deixo claro qual é o meu lugar, normalmente pela facilidade de locomoção até a cozinha, e Luiz se encarrega de acomodar os convidados. Isso é outra coisa importante, quando se trata de um casal de anfitriões é bem mais fácil, porque a gente divide responsabilidades.

Então tá, mas esse é o durante. Antes, você precisou arrumar a mesa, certo? Muitas vezes a gente está careca de saber o que vai onde, mas na hora “h” dá um branco e sempre aparece aquele detalhe que te deixa na dúvida, do tipo, tem um lado para virar a faca? Pois vamos lá!

Talheres:

A ordem dos talheres segue a mesma ordem em que os pratos são servidos, de fora para dentro. Por exemplo, para a entrada você utilizará os talheres mais afastados do prato; e para o prato principal, os mais próximos. Do lado direito estarão as facas e colheres; do lado esquerdo, os garfos; e acima do prato os talheres de sobremesa, na posição em que são usados, a colher e a faca de sobremesa você usa com a mão direita e o garfo com a esquerda, a colher é mais acima, o garfo no meio e a faca abaixo, mais próxima ao prato. As lâminas de todas as facas são voltadas para dentro do prato.

Copos:

Os copos são arrumados na diagonal à direita acima do prato, com a possibilidade de serem alinhados ou, se forem mais de três, agrupados.

Para os copos alinhados, a ordem seguida é por tamanho, de maior ao menor, o maior à esquerda e o menor à direita. A taça menor estará à altura do talher que estiver mais à direita. Essas serão as taças de água e vinhos. A primeira e maior de todas, à esquerda, é utilizada para água, a seguinte taça é para vinho branco, e a terceira para vinho tinto. De maneira geral, a de vinho branco é a mais alta, mas há uma exceção, quando se utiliza copos específicos para cada tipo de vinho, nesse caso é provável que a taça de vinho tinto seja maior.

No caso de agrupá-los, na realidade serão duas filas juntas. A primeira fila, mais próxima ao prato, é absolutamente igual ao explicado acima, do maior para o menor, da esquerda para direita. Na segunda fila, centralizada com a primeira, seguirão as taças de champagne e licor e também seguem a ordem de maior para menor, da esquerda para direita.

Guardanapos:

De pano, por favor! Depois de todo esse trabalho, não vamos estragar por um detalhe. Todo mundo tem máquina de lavar, né não? Fica muito mais elegante. É possível até deixar um guardanapo de papel também para as mocinhas que podem ter ido com um batom mais vermelho e se sintam constrangidas em usar seu guardanapo lindo de linho bordado no Ceará, se for muito amiga, tudo bem. Mas essa foi uma coisa que já aprendi, se você recebe gente em casa, não pode ter pena de nada que seja utilizado. Se está com medo que quebre ou suje, não use! Por outro lado, qual é a graça de ter qualquer coisa que não se possa disfrutar? Use guardanapos brancos e depois põe tudo de molho na água sanitária, vai ficar limpinho, pode acreditar.

Há maneiras diferentes de dobrá-los, qualquer dia desses, escreverei sobre isso. Mas por hoje, o importante é que estejam limpos, dobrados e colocados sobre os pratos ou suplats. Também existe a possibilidade de estarem dentro de uma das taças.

Para utilizá-los, devem ser dobrados ao meio, colocados no colo, do joelho para cima, com a parte que abre para dentro, ou seja, abertura virada para sua barriga. Assim você pode limpar seus dedos sem manchar sua roupa.

Aproveito para dizer que, ao terminar a refeição, o guardanapo não deve ser dobrado outra vez, mas simplesmente deixado sobre a mesa.

Entretanto, há uma exceção, quando você está hospedado na casa de alguém que utiliza guardanapos de pano, quando terminar de comer você dobra o guardanapo bonitinho e o deixa na frente do seu lugar. É uma maneira de demonstrar boa vontade e dizer para anfitriã que você é de casa, quer poupar o trabalho dela e ela não precisa se preocupar em trocar os guardanapos de pano em todas as refeições.

Complementos:

Pode ser colocado um pequeno prato para o pão, à esquerda do prato da refeição. Sobre esse pratinho, se coloca uma faca de sobremesa, em diagonal. O prato pode estar um pouco acima da borda da mesa, para facilitar a ulilização dos garfos. Esse pão é partido com a mão, a faca é utilizada para untá-lo. Se não for servido manteiga ou algo mais para untar o pão, a faca é desnecessária.

Acredito que uma jarra de água é sempre importante, a sede se mata com água, não com vinho.

Sal e pimenta é um dilema. Para os franceses é quase uma ofensa, é o mesmo que dizer que a comida não está bem temperada. Pessoalmente, não sou tão radical e acho que o gosto das pessoas é variável, portanto, não me ofende nem um pouco se alguém quer colocar um pouco mais de sal ou pimenta em sua comida. Prefiro os recipientes que moem na hora, tanto o sal como a pimenta.

Paliteiro? Preciso responder? Tenha dó, né? Vai no espelho e se olha palitando os dentes que coisinha mais linda! Enfim, não mesmo. Mas sempre deixo um fio dental visível no banheiro.

Um arranjo de flores é bonito, mas perigoso. Primeiro porque o aroma das flores pode influenciar no paladar, portanto, é necessário eleger o tipo de flor com bastante cautela. Outro problema é seu tamanho, além de ocupar um espaço importante, não pode estar na altura dos olhos, ou seus convidados estarão praticamente se desviando de um poste no meio da mesa para conversar.

Velas são muito charmosas, mas também não podem ser aromáticas e devem ser posicionadas de maneira que não atrapalhe a visão, não queime as mãos dos convidados, nem esquente os vinhos.

Hoje em dia, é difícil as pessoas terem espaço para uma mesa auxiliar, mas se for o caso, pode ser usada uma mesa de apoio ou aparador, onde fiquem os talheres e pratos de reposição, os talheres de servir, as garrafas de vinho, gelo, pão etc.

Toalha de mesa, usar ou não:

Sim, há regras, mas acho o seguinte: é bonito mostra, é feio esconde, pronto!

Teoricamente, mesas de vidro, por exemplo, não se forram. Na minha opinião, acho que depende, se você tem uma toalha linda, por que não? Por outro lado, acho mesas sem toalha mais charmosas, mesmo as de madeira, claro, se forem bonitas.

Uma coisa é importante, se não usar toalha de mesa, por favor, use suplat ou jogo americano, prefiro o suplat, fará uma composição melhor em função das taças.

Se utilizar uma toalha, deve estar limpíssima, imaculada, e bem passada. Como tamanho ideal, o fim da toalha deve coincidir com o assento da cadeira.

segredos da vovo18anos
Arranjo para mesa.
Publicidade
segredos da vovo festamãe4
Flores na mesa.
segredos da vovomesamae2
Laços.
segredos da vovomesamae3
Detalhes.
segredos da vovo festaflores3
Canudos.

Fonte  www.buracodafechadura.com.

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário