Quantidades para festas.

Quantidades para festas.
Publicidade

Segredinho da vovó.

Para organizar uma festa com sucesso é preciso calcular a quantidade de comida e bebida necessária para atender adequadamente a todos os convidados. Embora os cálculos dependam do tipo de festa, no geral, há algumas regras que devem ser obedecidas.

Para você preparar o cardápio e definir as quantidades, faça primeiro uma previsão de quantas pessoas participarão de sua festa.

Normalmente, calcula-se que 30% dos convidados não comparecem ao encontro.

Docinhos, salgadinhos, bebidas, garçons… Saiba como fazer o cálculo para não deixar faltar nada na sua festa!

Ou seja, antes de começar a preparar uma festa é preciso saber: quantas pessoas vão participar do evento? Qual é a idade desses convidados? A partir destas informações vamos colocar a mão na massa e começar a produção de nossa festa!

:: Comidas

Dica 1: Considere o tempo que a festa irá durar. Se os seus cálculos ultrapassarem cinco horas, saiba que as pessoas irão comer e beber bem mais do que uma cerimônia rápida.
Dica 2: Confira a faixa etária dos convidados. Quanto mais jovens, maior será o consumo de comida. O mesmo vale para os homens, que acabam comendo bem mais do que as mulheres.

Encomendas de docinhos e salgadinhos para sua festa!

Canapés e Salgadinhos: Escolha pelo menos cinco opções e dê preferência aos patês e canapés de carpaccio ou salmão, que são leves e não têm quase nada de gordura. De 10 a 12 unidades por pessoa está de bom tamanho.
Entradas e Pratos Quentes: A conta é “um por um”, ou seja, o número de convidados multiplicado pelo de pratos. Não dá para fazer mágica ou tentar adivinhar se todos vão querer ou não todas as sugestões. Sem exageros, a melhor combinação ainda é: entrada + massa + carne.

Queijos: Queijos e frios 150g por pessoa e 50g por pessoa de pão.
Churrasco: 300 gramas de carne por pessoa, 300g de frutas/legumes/verduras por pessoa, 100g de farofa por pessoa; 1 pacote de carvão a cada 10 kg de carne.
Pedaço de pizza: (estilo buffet de pizza, o pedaço é bem menor, como se fosse 1/3 do tamanho de um pedaço da pizza família): 8 pedaços de pizza salgada e 3 pedaços de pizza doce por pessoa.
Almoço ou jantar: 50g de arroz cru por pessoa (o arroz aumenta bastante); 300g de carnes/peixe/frango por pessoa; 150g de frutas/legumes/verduras por pessoa.

Contrate os serviços de um bufê para o seu evento!

::Doce

Doces: Escolha entre 4 a 8 tipos. Geralmente cada pessoa come de 3 a 12 unidades.
Bem Casados: A teoria é “um para cada um”, mas todos sabemos que na prática o ideal é ter 2 ou 3 bem casados para cada convidado, evitando assim uma situação desagradável de faltar.
Bolo: Calcule 100 gramas por pessoa, mas apenas para 40% da sua lista de convidados, pois com tantas opções de doces, o bolo pode ser desperdiçado.

::Pratos, copos e guardanapos

Pratinho e garfo descartável (para bolo): 2 por pessoa.
Copo descartável: 5 por pessoa.
Guardanapo: 50 unidades a cada 10 pessoas.

:: Lembrancinha

Elas são entregues somente para as mulheres, que em média representam 60% dos convidados.

:: Bebidas

Dica 1: Em primeiro lugar é preciso analisar uma série de variáveis importante sobre a festa, como o tempo de duração da festa. Uma festa longa com certeza irá consumir mais bebidas. Também é preciso definir se será um coquetel, almoço ou jantar.
Dica 2: A faixa etária dos convidados também é importante, normalmente os jovens bebem mais que os mais velhos e as crianças bebem a metade dos adultos.

Dica 3: Quando será a festa? Inverno, verão? Os tipos de bebidas variam, no verão o consumo de água, refrigerantes e cerveja aumenta, e no inverno o vinho é mais consumido.
Não Esqueça: O mais importante aqui é a qualidade, afinal, nada mais chato do que acordar com ressaca na manhã seguinte porque a bebida era da pior qualidade.

Refrigerante: 400ml por pessoa se também servir outras bebidas e 600ml por pessoa se servir apenas refrigerantes e água.
Água Mineral: 200ml por pessoa. Lembre-se: muitas pessoas não bebem refrigerantes ou apenas diet. Por isso é importante colocar à disposição dos convidados refrigenrantes diet, água tônica e água com gás para quem não toma bebidas alcoólicas.

Vinho tinto: 1 garrafa de para cada 3 ou 4 pessoas durante um almoço ou jantar e 1 garrafa de vinho para cada 2 pessoas em um coquetel.
Champagne: 1 garrafa para cada 2 pessoas em uma festa “bolo-com-champagne”, onde o champanhe será servido do começo ao fim da festa e 1 garrafa de champanhe para cada 8 pessoas na hora do brinde.
Uísque: 1 garrafa de 750ml para 6 pessoas Cerveja: 2 garrafas por pessoa (se não tiver outras bebidas) ou 1 garrafa de cerveja para cada 4 convidados se houver também vinho tinto e branco.

Garçons: calcule 1 garçom para cada 15 convidados em coquetéis e 1 garçom para cada 12 convidados em jantares onde os convidados ficam sentados.

:: Como escolher o local
Sabemos que existem muitas alternativas de chácaras e salões de festas para locação para todo o tipo de evento. São inúmeras opções que variam de acordo com a quantidade de pessoas, idade, tipo de festa e a quantia que pretende gastar, já que cada tipo de evento exige uma série de características relacionadas ao próprio evento. A seguir algumas dicas importantes para fazer a escolha certa:

– Não deixe a escolha do salão de festa para última hora! Nos períodos de alta temporada e feriados as melhores chácaras costumam ser alugadas com até seis meses de antecedência. Antecipe a sua reserva e garanta a escolha das melhores opções.

– Localização: Pergunte ao proprietário sobre a localização precisa do espaço para evento, inclusive as condições de acesso ao local (estradas), pontos para referência e infra-estrutura da região, como padarias, mercados, farmácias, bem como as condições de segurança. Agende sempre uma visita!

– Para quantas pessoas? Respeite o número de pessoas comunicado no ato da locação. É comum ficar uma lista na portaria com o nome e o número da identidade das pessoas que irão ocupar o imóvel alugado. Visitantes excedentes muitas vezes são barrados já na entrada.

– Contrato, proteção para as duas partes: Mesmo se tratando geralmente de períodos curtos, é comum elaborar-se um “Contrato de Aluguel” e “Laudo de Vistoria” que detalhe tudo o que foi tratado verbalmente ou por e-mail durante a reserva do imóvel. Embora o ideal seja um contrato detalhado, na grande maioria dos casos costumam ser utilizados, com eficiência, documentos mais simples, nos quais devem constar pelo menos as datas de início e término da locação, o preço, o local do imóvel e a descrição dos bens que o guarnecem.

– Permite animais? Pensa em levar seu cão ou gato? Verifique antes se é permitido levar animais de estimação.

Segurança no seu evento
Independente do estilo da comemoração, a contratação de segurança para festas é uma alternativa segura e que demonstra preocupação dos anfitriões em relação aos convidados. Inclusive, o valet park também garante mais conforto, porque ninguém precisará se preocupar em estacionar seu automóvel e ainda curtir com calma a festa. Outro detalhe é que seguranças de ambos os sexos é o mais indicado, pois a ala feminina será revistada por mulheres e a ala masculina por homens.

Segundo Gabriel Cordeiro, da empresa especializada em segurança de eventos, EGCM Consultoria e Serviços, a contratação dos seguranças é feita com base em normas da Polícia Federal. “Fazemos o cálculo de 1 segurança para cada 50 convidados”, explica.

Monitores para festas infantis

Uma festa infantil deve ter normalmente os brinquedos e ainda as atividades com uma equipe de recreadores. Segundo Célia Fausto, da empresa Pintando na Festa, o ideal é calcular 1 recreador a cada 15 crianças. “A equipe de recreadores é formada por profissionais com formação em educação física, hotelaria ou turismo ou até mesmo do magistério que estão capacitados em organizar jogos e brincadeiras para as crianças e às vezes os adultos também”.

A contratação de um recreador inclui um mix de atividades como maquiagem no camarim de pintura, esculturas de balões e outras brincadeiras, custa R$ 160,00 para 2h ou R$ 200,00 para 3h de atividades.

Sugestão de quantidades de consumo por pessoa.

Canapés
• 4 a 5 unidades por pessoa, se houver salgados.
• 12 a 15 unidades por pessoa, se não houver salgados.
Escolha pelo menos cinco opções.

Salgadinhos
• 12 a 15 unidades por pessoa, acompanhados de canapés.
• Quando servimos somente coquetel, deve-se contar de 15 a 18 salgados por pessoa.
• Se servimos um prato quente com o coquetel, esta quantidade diminui para 12 a 15 salgados por pessoa.
• Se houver jantar completo, calcula-se uma média de 6 a 8 salgados por pessoa.
Disponha de 12 tipos de salgadinhos para um coquetel ou de 5 tipos para o aperitivo de um jantar, calculando 4 por pessoa.

Coquetel
• 12 unidades por pessoa para coqueteis de longa duração.
• 6 a 8 unidades por pessoa para coqueteis de curta duração.

Sanduíches
• 1 metro de sanduíche cada 6 pessoas.
• Mini-sanduíches – 8 por pessoa.
• Sanduíches – 2,5 por pessoa.

Queijo e Vinho
• Queijos e frios 150g por pessoa.
• Pão 50 g por pessoa.

Entradas e Pratos Quentes
• A conta é “um por um”, ou seja, o número de convidados multiplicado pelo de pratos.
A melhor combinação é: entrada + massa + carne.

Vegetais
• 150 gramas por pessoa.

Arroz
• 50 gramas por pessoa (equivalentes a 150 gramas de arroz cozido).

Massas
• Calcule de 150 gramas de massas por pessoa, se for acompanhamento.
• Calcule de 200 gramas de massas por pessoa, se for prato principal.
• Massa seca 100g por pessoa.
• Massa recheada 150 g por pessoa.

Camarão
• 70 gramas de camarão graúdo para cada pessoa (cerca de 7 unidades).

Carnes, Aves e Peixes
• Carne – 180g a 200g por pessoa em um almoço ou jantar onde haverá outros pratos
• Aves – 180 g a 200g por pessoa em um almoço ou jantar onde haverá outros pratos
• Peixe – 250g por pessoa

Churrasco
• 300 gramas por pessoa

Frutas
• 150 gramas por pessoa

Docinhos
• Quando servidos depois da sobremesa, calcula-se 3 por pessoa
• Sem sobremesa calcula-se de 5 a 6 docinhos por pessoa
• Os docinhos obedecem ao mesmo cálculo dos salgadinhos
Mesmo não sendo festa de criança, mas doces com chocolate, ovos e nozes não podem faltar.
Escolha entre 4 a 8 tipos

Bolo
• Calcule 100 a 150 gramas por pessoa (se a festa tiver muitos doces calcule 100g)
• Bolo para um jantar com sobremesa é de mais ou menos 60grs por pessoa
• Bolo para um evento sem sobremesa é de 100grs por pessoa
• Bolo com sorvete – Bolo 1 kg para cada 12 pessoas, sorvetes 2 litros para cada 8 pessoas

Bem Casado
• 2 ou 3 por pessoa

Coquetel

– Calcule cerca de 6 salgados ou canapés por pessoa quando for servir também um jantar ou almoço em seguida.

– Calcule de 4 a 6 salgados ou canapés por pessoa e por hora estimada de festa quando não for servir jantar.

Jantar ou almoço

– Calcule cerca de 200g de carne, peixe ou frango por convidado. No caso de churrasco o cálculo muda e a quantidade aumenta.

– Calcule 50 gramas de arroz por pessoa. Caso seja um risoto essa quantidade sobe para cerca de 70 gramas por pessoa. Agora atenção esse calculo é considerando o arroz já cozido!

– Se for servir batatas, calcule 150 gramas por pessoa.

– Se for servir vegetais, calcule 150 gramas por pessoa.

– Calcule 30g de salada verde por pessoa.

– Calcule 120g de massa por pessoa se for servi-la como acompanhamento. Se for servida como prato principal essa quantidade sobe para 200g.

Sobremesas

– Calcule de 4 a 6 doces por pessoa.

– 1 fatia de bolo ou torta com cerca de 100g por pessoa se essa for a única sobremesa, se for servido doces ou outras sobremesas pode calcular cerca de 60g por pessoa.

– Calcule 120g por pessoa se for servir sobremesa cremosa (como mousses e pudins)

– Se a sobremesa eleita for sorvete, calcule 150g por pessoa.

– Se for servir duas das sobremesas acima diminua a quantidade de cada pela metade.

Veja também :

https://segredosdavovo.com.br/2013/06/comemore-com-cafe-da-manha-quantidades/

Fonte http://alquimiadacozinha.blogspot.com.br

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário