Casamento, convites.

Publicidade

Publicidade

O casamento é um momento único em que os noivos querem celebrar com pessoas queridas e especiais. Para que pais, amigos e familiares estejam no dia e local combinados para a cerimônia é preciso pensar nos convites. Além de informar os detalhes da cerimônia, eles servem para que os convidados já sintam o clima da festa.

Nos convites, assim como em todas as escolhas do casamento, o importante é escolher com o coração. Estas escolhas serão únicas para o casal, sem segunda chance e ficarão na memória para sempre. “Os convites de casamento devem imprimir mais do que letras em papel, precisam traduzir o estilo dos noivos, da cerimônia e da recepção que será realizada”, explica Alexandre Graziadio, da Grafjet Convites.

A função do convite é passar as informações de hora, data, local, entre outras, é claro, convidar para casamento, mas também tem outro papel significativo, o de motivar os convidados para o evento.

“Reconhecidamente ele determina muito do comportamento dos convidados, como na escolha dos trajes, preparativos e nos presentes oferecidos”, ressalta Fernanda Graziadio, também da Grafjet Convites.

Na parte prática da escolha dos convites de casamento é importante apurar a quantidade de convites necessários, assunto que só com uma lista bem organizada será realizado com sucesso. O número de pessoas convidadas nada tem a ver com a quantidade de convites, pois cada casal tem diferentes tipos de convidados, alguns com famílias de cinco ou seis pessoas, outros com muitos amigos solteiros ou casais, familiares ou amigos de outros países, que receberão convites mas que podem não comparecer. “Muitos casamentos envolvem diferentes ‘convidadores’: a noiva, o noivo, a mãe da noiva, o pai da noiva, a família do noivo, e, entre outras relações sociais e profissionais que solicitam a emissão de convites. Em todas estas ‘sub-listas’, podem haver esquecimentos ou necessidade de novos envios de convites. Após considerar todas estas variáveis e determinada a quantidade de convites é indicado encomendar no mínimo de 10 a 15% a mais, para evitar pedidos complementares, que geralmente torna-se, em função da pequena quantidade solicitada, muito onerosos”, alerta Alexandre.

Outra coisa a considerar na escolha, uma vez que deseje um orçamento mais racional, é a relação da quantidade pelo custo unitário. A relação é bem simples de ser compreendida. Os serviços gráficos em geral (impressões, relevos, forros, molduras, entre outros), carregam custos fixos com variáveis pequenas, já as matérias primas (os papéis) têm os custos pelo consumo. “Logo, para quantidades maiores de convites (acima de 200 unidades), o orçamento ficará mais interessante se for dada preferência aos serviços de impressão, para realizar detalhes personalizados nos convites. Para quantidades menores, a preferência já pode ser mais por papéis, que tornarão o impresso mais nobre pela própria estrutura, evitando utilizar muitos serviços, os quais não terão bom rateio no custo de cada unidade”, relaciona Fernanda.

O convite pode seguir o estilo de decoração da festa, mas não é obrigatório que seja literal e que tenha exatamente as mesmas cores ou detalhes. “Pode apenas estar ‘linkado’ ao contexto geral do evento, pois tem elementos que na decoração ficarão lindos, mas para a impressão em papel não ficarão tão especiais assim. O importante é não fugir da proposta, estabelecer um padrão e usar sempre o bom senso”, acredita Alexandre. Por exemplo: para um evento à noite, em um clube requintado e com muitos convidados, ficarão elegantes convites grandes com papéis brilhosos e detalhes ou impressões em hot stamp (impressão metalizada, normalmente ouro ou prata), mas já este convite maravilhoso não seria o mais adequado para um evento também com muitos convidados, realizado durante o dia em uma fazenda e com uma proposta mais rústica. “São pequenos cuidados com detalhes que farão do evento um momento mágico, especial e harmônico e a papelaria esta inserida nisso”.

Tradição

Os modelos de convite mais procurados ainda são os clássicos, que acabam ganhando alguns detalhes especiais como um laço de fita, um cristal, um forro estampado ou de renda, aromatização e outros charmes.

Os convites mais tradicionais são os que têm formatos retangulares grandes, próximo do A4 (21X29,7cm). Os envelopes são de bico longo, em papel branco de 240 a 300g, com detalhes como monogramas em relevo seco ou hot stamp e forro interno suave perolado. Os cartões são com moldura em relevo seco almofada, texto onde os pais convidam, com letras rebuscadas bem legíveis, impressas em cores como o dourado, o prata, o preto e o cinza em serigrafia ou relevo americano. “Atualmente é comum e bem aceito os textos onde os noivos convidam junto com os pais, seguindo no restante do convite as mesmas características dos mais tradicionais”, lembra Fernanda.

Novidades

Os convites mais diferentes são os que têm formas especiais, como as caixinhas convites, os recortados com a forma da silhueta dos noivos, de corações… Nos casamentos temáticos, os convites normalmente são bem diferentes, utilizam acessórios como globinhos de espelho (boate) para festas super baladas, estrelas do mar para eventos na praia, rústicos para casamentos em fazendas e assim por diante. Outras diferenças interessantes em convites são o uso de caricaturas, histórias em quadrinhos, textos como se fosse a locução de um rodeio… Aqui vale a criatividade e a personalidade dos noivos.

Fonte site Anamariabraga-Alexandre e Fernanda Graziadio – Grafjet Convites

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário